Logo O POVO+
A diferença entre educar e ensinar
Especiais

A diferença entre educar e ensinar

O papel e a importância da família e da escola na vida das crianças
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Educar não é uma tarefa fácil! Ainda mais nos dias atuais!Mas, uma coisa é certa, essa tarefa é papel da família. Devemos tomar cuidado para não deixar a tarefa de educar e colocar limites para a escola. Somos nós, pais, que, com muito amor, carinho e paciência, precisamos exercer esse papel. A escola possui um propósito diferente para nossos filhos.Pra isso, é preciso entender que existe uma diferença entre educar e ensinar. Educar é papel da família (pai, mãe ou qualquer responsável que cuide da criança). É na família que a criança aprende valores, o que é e como se deve utilizar o respeito, disciplina e outros conceitos passados dentro de casa. A essência familiar é um dos fatores determinantes na criação da personalidade social de uma criança. Já a escola tem a função de ensinar, instruir, informar, disciplinar e, mais que tudo, ensinar ao aluno o que fazer com o que se aprende.


E, claro, essa parceria deve ser constante e se apoiar, se complementar, se ajudar, estando sempre em conjunto para atender as necessidades da criança enquanto indivíduo e aluno.


Algumas dicas importantes para você, papai e mamãe, na criação dos filhos:


• Pais presentes contribuem para que os filhos sejam autoconfiantes, com autoestima e abertos a relações afetivas construtivas. Não basta dar-lhes conforto físico, nem terceirizar todos os cuidados.


• Não fique apontando o tempo todo aquilo que a criança não é, não sabe ou não faz conforme você imagina. Procure valorizar o que ela é, tem, e sabe.


• Saiba usar a palavra ‘não’. É de vital importância que a criança saiba até onde pode ir.


• Conversar é prevenir. Se você conseguir manter esse canal de comunicação aberto, você sempre terá acesso à vida de seu filho e poderá orientá-lo e desfrutar de sua companhia.


• Crie regras e rotinas para a criança. Assim, vai ensinar a criança a lidar com situações futuras, lidar com frustrações, entre outros ensinamentos.


LIVRO CRIANDO MENINAS.

Você encontrará orientações claras e precisas, que vão ajudá-lo na tarefa de educar sua filha com carinho, amor e disciplina. Com muita experiência no assunto, a autora, dra. Gisela Preuschoff, mostra como evitar os erros mais comuns na criação das meninas e aponta os caminhos que levam à formação de pessoas determinadas e felizes.

 

LIVRO CRIANDO MENINOS.

Quem tem meninos hoje está preocupado. Toda hora eles enfrentam problemas. Os pais gostariam muito de entendê-los e de ajudá-los a serem amáveis, competentes e felizes. Criando Meninos faz um enorme sucesso em todas as línguas. O livro discute de forma clara, leve e emocionante as questões mais importantes sobre o desenvolvimento de um homem, do nascimento à fase adulta.

 

POR AULA NADDAF
é cooordenadora pedagógica e fundadora do projeto Clube das Mamys

 

O que você achou desse conteúdo?