Logo O POVO+
Não deixe a tarefa de casa virar um problema! Ela é fundamental para a educação dos filhos
Especiais

Não deixe a tarefa de casa virar um problema! Ela é fundamental para a educação dos filhos

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1] As tarefas de casa, por mais simples que sejam, possuem um papel fundamental na educação dos nossos filhos. Elas são necessárias para criar neles um hábito diário de estudo, dedicação e responsabilidade.

Nosso papel de pais é reconhecer o valor dessas atividades, ajudar no que for necessário, estando ao lado ou disponível e ensinar a otimizar o tempo para se dedicar a essa demanda.Fique atento a esses pontos para agir em relação a tarefa de casa do seu filho:


1 Aprendizagem: Reconhecer o valor dos deveres na aprendizagem dos nossos filhos e ter paciência para ajudá-los.


2 Responsabilidade: Enfrentar de maneira positiva a necessidade de fazer os deveres com eles como uma obrigação e como um benefício.


3 Hábitos e rotinas: Fixar uma hora e local para começar e terminar a tarefa em casa.


4 Estímulos positivos: Mostrar quão importante é cumprir os deveres de uma forma positiva.


5 Interesse: Demonstrar interesse em colaborar nos seus deveres e dar importância na realização de suas tarefas, estando sempre disponível para perguntas e dúvidas de algo que não entenda.


6 Organização: Estabelecer com seu filho quais são as tarefas fáceis e difíceis em função das suas preferências. Oriente-o para que faça primeiro as mais difíceis, deixando as mais fáceis para quando estiver mais cansado.


7 Descansos: Quando notar que seu filho está cansado demais, proponha um descanso de dez minutos para uma água ou banheiro.


8 Ânimo: Buscar sempre o positivo e evitar as críticas. Se a criança se sente frustrada e incapaz, sua dificuldade aumentará e perderá o interesse de superação.


9 Correção: Revisar os deveres e assegurar de que o trabalho está completo e correto. É uma forma simples de demonstrar que você está interessado em sua produção.

O que você achou desse conteúdo?