Logo O POVO+
Escola e família juntas: dupla infalível
Especiais

Escola e família juntas: dupla infalível

A educação se torna mais eficiente quando há um acompanhamento mútuo
Edição Impressa
Tipo Notícia

A parceria entre família e escola traz impactos positivos não só para a vida e formação do aluno, como também vivifica a escola.
A família é a base de toda educação e formação, mesmo estando ela enfrentando mudanças em seu contexto social, econômico e de composição. Nós, pais, temos o dever de acompanhar a formação do nosso filho desde o nascimento até a maioridade para que sua educação moral, de caráter e escolar sejam positivas, pois a família é o fator que mais tem influência na educação. E à escola cabe a responsabilidade de ensinar sendo sua especificidade aplicar o ensino para o crescimento intelectual, social e econômico de cada aluno, individualmente.

 

Então, se a maior responsabilidade da família é educar e da escola é de ensinar, ambas têm o mesmo dever de preparar pessoas para o exercício pleno da cidadania com dignidade e respeito, para alcançarem a felicidade e autonomia, de forma competente. Sendo assim, ao unir forças, escola e família, numa parceria constante, tranquila, equilibrada, respeitosa e firme, formam uma equipe que trabalha de forma colaborativa e consciente para alcançarem o objetivo em comum.
 

Precisamos compreender que a escola sozinha não é suficiente para garantir um bom rendimento escolar dos educandos, por outro lado, nós, pais, sozinhos também não conseguimos oferecer educação integral para crianças.
 

Quando nós, pais, participamos ativamente da vida de nossos filhos e nos engajamos, inclusive, no cotidiano escolar deles, a tendência é que os alunos se dediquem e se esforcem mais, além de se sentirem amados e apoiados. Procure saber sobre o relacionamento do seu filho com os amigos e professores, o seu comportamento no dia a dia, suas dificuldades e caminhe junto com a escola e o professor de seu filho como seus aliados, que o são. Participe dos eventos, critique de forma construtiva, dê sugestões, dentro outras posturas que o faça vivenciar a escola do seu filho com ele, através dele e para ele. O melhor caminho é seguir juntos, família e escola de mãos dadas e dispostos a se ajudarem mutuamente e cumprindo com seus papéis. 

 

POR Paula Naddaf

O que você achou desse conteúdo?