Logo O POVO+
Queijos maturados
Especiais

Queijos maturados

Saiba como é feito e de que maneira usar na sua cozinha
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

Há queijos de todos os tipos e para todos os gostos. Gruyère, Estepe, Gorgonzola, Provolone e Parmesão são classificados como maturados, pois após a pasteurização do leite, coagulação, corte e salga, eles passam por um ritual de envelhecimento. Este tipo de queijo permanece por semanas ou até meses em repouso com temperatura e umidade controlados. Uma grande curiosidade é que, neste processo, a lactose é fermentada. O que significa que quanto maior o tempo de maturação, menor o teor de lactose, podendo chegar próximo a zero. Quem dá as dicas é a Tirolez, confira!

[FOTO1]

PARMESÃO


Este é um dos mais clássicos e versáteis. Tem sabor levemente salgado, picante e textura quebradiça. Risotos, sopas e gratinados normalmente são finalizados com este queijo. Se for elaborar uma salada, sirva em lascas, combinado com rúcula e molhos à base de mel. Harmoniza com vinhos brancos frescos e jovens (Sauvignon Blanc) e tintos (Cabernet Sauvignon, Merlot).


GORGONZOLA


O Gorgonzola se destaca entre os demais maturados, pois tem veios esverdeados e consistência úmida e quebradiça de sabor marcante. Ele geralmente vem acompanhado de sabores adocicados como uva, pera, figo, damasco, mel e harmoniza bem com Vinho do Porto. Pode ser usado também em saladas com nozes, sopas cremosas, risotos, patês, carne e molhos de massas.


GRUYÈRE


Para quem gosta de um queijo encorpado, o Gruyère é a opção. Ele pode ser consumido puro ou em sanduíches, pois tem sabor suave, amendoado e adocicado. Também é apreciado em fondues, quiches, molhos ou gratinados sobre uma fatia de pão para acompanhar sopas.


GOUDA


Conhecido pelas olhaduras (as bolhas criadas no queijo durante a fermentação) o queijo Gouda tem textura macia e sabor adocicado e amendoado. Combina com pães pretos, de grãos ou nozes e é ideal para aperitivos. Há quem incremente omeletes, sanduíches quentes ou frios, batatas, rosbife e carne assada.


PROVOLONE


O sabor salgado e aroma defumado são características marcantes do provolone. O queijo de origem italiana pode ser temperado com azeite e condimentos, mas em sanduíches também é uma boa pedida. Para refeições como almoços o jantar, vale combiná-lo com carnes e batatas.

O que você achou desse conteúdo?