Logo O POVO+
Viva São João!
Especiais

Viva São João!

Para entrar no clima das festas juninas, trouxemos dicas de receitas práticas e saborosas para você se deliciar nesta época do ano. Confira!
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]
BOLO PÉ DE MOLEQUE
 

INGREDIENTES
350g de margarina/um quilo de massa de mandioca lavada, torcida e peneirada/ quatro xícaras de chá de açúcar/ sete ovos (separe as gemas das claras)/ 350 ml de leite de coco/ uma xícara de chá de café solúvel bem forte frio/ 250g de castanha/duas colheres de sopa de erva-doce/ duas colheres de cravo da índia torrados e triturados/ sete claras/ uma pitada de sal.
 

MODO DE FAZER
Bata a margarina com o açúcar e as gemas até obter um creme esbranquiçado. Acrescente a massa de mandioca, o leite de coco, o café, as castanhas moídas, o cravo, a erva-doce, o sal e misture devagar até unir tudo. Acrescente as claras batidas em neve firme, misturando delicadamente de baixo para cima. Despeje a massa em uma forma untada com margarina e polvilhada com farinha de trigo, em cima da massa decore com castanhas e leve ao forno preaquecido a 180° até dourar. O bolo estará assado quando enfiar um palito e este sair limpo.
Fonte: Margarina Puro Sabor
[FOTO3] 

DADINHO DE TAPIOCA
 

INGREDIENTES
500g de tapioca granulada/ 500g de queijo coalho ralado/ um litro de leite integral/ 500ml de óleo (da sua preferência)/ sal a gosto/ pimenta do reino preta (moída na hora) a gosto/ uma xícara e meia de chá de geleia de pimenta.

MODO DE FAZER
Coloque a tapioca em uma tigela grande. Leve o leite para ferver. Despeje o leito fervente por cima da tapioca. Tempere com sal e pimenta. Mexa até a mistura ficar cremosa. Quando estiver morna acrescente o queijo coalho ralado. Mexa até incorporar. Despeje em uma forma. Cubra com um plástico e leve para a geladeira por aproximadamente duas horas. Desenforme essa mistura e corte em cubos (ou dadinhos). Coloque o óleo na panela e aqueça. Quando estiver quente frite os dadinhos. Escorra em um papel toalha.
 

[FOTO2] 

MUNGUNZÁ COM MOCOTÓ E LINGUIÇA
 

Ingredientes
- 4 Colheres de Sopa de Margarina
- 1 Colheres de Sopa de Óleo de Soja
- 1 Xícara de milho branco para mugunzá
- 1 Quilo de mocotó fatiado
- 1Limão
- 1 e 1/2 Litro de água
- 1 Folha de louro
- Pimenta do reino em grãos à gosto
- 1/2 Colher de Chá de sal
- 1 Linguiça calabresa defumada e fatiada
- 1 Cebola média picada
- 3 Dentes de alho picados
- 1 Pimenta dedo de moça, sem sementes
 

Modo de Preparo
1- De véspera, cubra o milho com água e deixe de molho.
2- Lave bem os mocotós e raspe-os com uma faca, retirando eventuais pelos e resíduos.
3- Corte o limão e esfregue bem em cada pedaço. Esprema o caldo e misture bem.
4- Ferva água em uma panela de pressão e junte o mocotó. Espere levantar fervura e retire. Descarte a água.
5- Complete com a água solicitada na receita, junte o louro, a pimenta do reino e o sal. Tampe a panela e cozinhe por 25 minutos contados a partir do apito. Verifique se ficou bem macio. Retire e reserve.
6- Ainda na panela de pressão, aqueça a margarina PRIMOR com o óleo PRIMOR e doure a calabresa. Junte a cebola e o alho, frite até que fique transparente.
7- Acrescente o mocotó com o seu caldo, o milho sem a água, a pimenta dedo de moça e cozinhe por mais 25 minutos, ou até que o milho fique bem macio.
Corrija o sal, se necessário.
Sirva bem quente.

DICA: Se preferir, salpique coentro na hora de servir. Em algumas regiões o mocotó também é conhecido como mão de vaca ou pata de vaca.


Tempo de preparo: 120 min
Grau de dificuldade: médio


Fonte: Primor – Bunge Brasil 

O que você achou desse conteúdo?