A renovação do Dragão Fashion está na capacidade dele de ser mente aberta, de enxergar e saber tirar proveito do novo. Ele se sintoniza com os temas atuais e pertinentes da sociedade que pulsa moda, cultura, arte. O upcycling, nesse sentido, é a cabeça do Dragão Pensando Moda (DPM) e a de Alexandre Herchcovitch também. À frente da À La Garçonne, antiquário e agora fashion brand, o estilista coloca em prática algumas ideias sobre sustentabilidade e reuso de materiais na confecção. O assunto, que ganha dimensão na cena da moda mundial, chama atenção para a sequência de conversas do simpósio “Mercado Futuro”, dentro da programação do Dragão. Em entrevista ao O POVO, o criativo, que integra a lista dos 50 brasileiros mais estilosos da moda segundo o FFW (2014), antecipa suas experiências ligadas a moda e consumo consciente.
O POVO: É a primeira vez no Dragão Fashion. Como surgiu o convite para o talk show?
Alexandre Herchcovitch: Eveline Costa, do Senac/CE, entrou em contato comigo, explicou a temática e eu imediatamente aceitei o convite.OP: Alexandre, como o conceito de upcycling ganha vida na À La Garçonne?
Alexandre: À La Garçonne é uma marca/loja que existe há quase dez anos, sempre com o propósito de reaproveitar, reciclar, dar um novo significado a móveis e mais recentemente também a roupas. A ideia é usar sempre matéria prima já estocada nas fábricas e reconstruir roupas usadas.OP: O processo criativo é ainda mais desafiador e instigante?
Alexandre: Muito desafiador, criar em cima do que já foi criado e já está pronto requer habilidades específicas e muita técnica em saber o que dá ou não para ser feito. É um exercício grande de criação.OP: Nessa imersão de ideias, o que te inspira à frente da marca?
Alexandre: A própria marca em si, seus desafios e o cliente que está sendo acostumado a consumir o usado renovado.OP: Pensando no consumidor de moda, como essa disposição da marca em prol da sustentabilidade e do reuso de materiais contribuem para um pensar diferente?
Alexandre: A prática da sustentabilidade já está presente em algumas áreas produtivas e de consumo, na moda este assunto está no começo, porém, há muita procura por parte do consumidor em saber melhor onde e como a roupa é feita.OP: Upcycling é o futuro da moda?
Alexandre: Não por completo, não é tudo que pode ser reciclado ou reaproveitado, parte do futuro da moda será o consumo mais consciente.OP: Que outras práticas sustentáveis de moda lhe chamam atenção hoje?
Alexandre: Tecidos reciclados a partir de retalhos de tecidos que são transformados em fio, este processo não usa tingimento, portanto não usa água.
SERVIÇO
À LA GARÇONNE
Instagram: @alagarconneFacebook: /ALaGarconneLoja
Site e loja virtual: www.alagarconne.com.br
Lindebergue Fernandes
"Todo amor e respeito por DFB. Evento que é mais do que vitrine para novos designers. Que prioriza e valoriza a moda autoral de estilistas da nossa Região"
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