Logo O POVO+
Eco do Dragão
Especiais

Eco do Dragão

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

O Dragão Fashion já nasce grande em seu conceito. A primeira versão do evento, idealizado pelo produtor Cláudio Silveira, aconteceu pouco antes da chegada do novo milênio, em 1999. A palavra “novo”, aliás, tem sido a bússola há anos desse gigante multicultural. O start da ideia de Cláudio propunha o que o DFB Festival mantém-se fiel até hoje, a de que fosse um espaço único de lançamento para novos e consagrados talentos envolvidos na cadeia produtiva da moda.


O Dragão, na figura e energia pulsante de Cláudio, viu e movimentou a moda fazendo porto na cidade, com seus momentos áureos e suas baixas. Depois de oito anos sendo realizado no então Centro Cultural de Fortaleza, o evento se conectou às suas raízes, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, para brindar seus 15 anos de entrega à terra das vocações. “O DFB já formou mais de 500 profissionais”, lembra Cláudio Silveira.
 

O resgate da “adolescência” do Dragão, à época, se deu à tona com coleções de estilistas que marcaram e ainda marcam a história do evento e da moda made in Ceará: Lino Villaventura, Mark Greinner, Lindebergue Fernandes, Ivanildo Nunes, Mar Del Castro, entre outras. Entra ano, sai ano, cada edição de Dragão Fashion significa mais visibilidade à moda feita no Estado – o principal sopro do Dragão - que agora,para sua 18ª edição, ganha proporções maiores e é face da América Latina. No Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza há três anos, onde encontrou aconchego e inspiração para surpreender o público, o DFB alça voos além. O histórico que dá alicerce à megaestrutura à beira-mar libera crédito para novas ousadias. E o Dragão ousa! A partir de hoje, a gastronomia e a música reafirmam o caráter de festival ao evento, que também pensa moda (DPM), com mais m² para o visitante.
O gigante, moderno e descolado, defensor da moda primeira, fala a língua de todos os gostos. Conjuga o regionalismo e a universalidade das passarelas à vitrine de negócios e, não à toa, está sempre de sangue novo. Chegar à maioridade assim, de espírito jovem desde sua essência, cheio de novidades a seguir nas páginas deste caderno, além de super dançante, é fogo! O Dragão é capaz de coordenar, com maestria, vários ritmos em um (design, arte e cultura, culinária, memória e business), e esse mix só prova a força que o Dragão Fashion representa para a área da indústria e economia local e as multilinguagens criativas. Atento ao eco de 18 anos de DFB!

O que você achou desse conteúdo?