Logo O POVO+
Para contemplar a natureza
Especiais

Para contemplar a natureza

A residência Itahye, na região metropolitana de São Paulo, traz em seus 350 m² projeto ousado que aposta em vista para o verde. O pouco mobiliário, principal aspecto da décor, reflete a valorização do espaço interno
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

A natureza e o espaço urbano são os motes de uma residência de 350 m² de Santana do Parnaíba, região metropolitana de São Paulo. A pedido do proprietário, a casa, localizada em condomínio residencial e que se apresenta em tons neutros e terrosos, investiu em elementos que proporcionam uma relação visual direta com a área externa.
 

De autoria da Apiacás Arquitetos e Brito Antunes, o projeto assinado pelos arquitetos e urbanistas Anderson Fabiano Freitas, Pedro Barros e Juliana Antunes foi realizado em terreno de declive acentuado e, dentre outras ideias, apostou em pórticos (estruturas formadas por elementos verticais) paralelos entre si, cortados por volume retangular implantado no sentido longitudinal ao lote, para proporcionar à edificação moldes arquitetônicos ousados. “Esta disposição configura novas situações de permanência”, explica Anderson.
 

Conectado com garagem e circulação que oferece acesso ao espaço de lazer, à piscina e à sauna, o lugar onde ficam os principais cômodos abriga toda a área íntima da casa (quartos, lavanderia e sala de TV). “Desenvolvemos um sistema de brise, construído em madeira que tem, além da função de proteção contra radiação solar, o papel de preservar, quando necessário, a 

vida cotidiana da casa”, enfatiza o profissional.
 

A cobertura determina o nível da sala de estar e se estende até o passeio,  fazendo as vezes de uma rua. Pórticos perpendiculares ao volume dos quartos também estão inclusos nos elementos que dão forma à residência.
“Um segundo pórtico, em outra extremidade do prisma e ao fundo do lote contém a sala de estar e jantar conectados à cozinha por uma passagem suspensa fechada por vidros. O hiato entre o estar e a cozinha conforma um pátio suspenso, voltado para a principal vista do condomínio: uma grande área de preservação natural que emoldura a paisagem”, destaca Anderson. 

 

Serviço 

 

Quer viajar pela residência? O link bit.ly/2lIZR4a
te leva a um passeio
via canal Youtube.


Confira todos os ambientes em
PEOPLE.OPOVO.COM.BR
APIACÁS ARQUITETOS
SITE: apiacasarquitetos.com.br
MAIS INFOS: (11) 31591970
FANPAGE: @apiacasarq
INSTAGRAM: @apiacasarquitetos 

O que você achou desse conteúdo?