Logo O POVO+
Governo reativa grupo de trabalho para dar base a aferições
Brasil

Governo reativa grupo de trabalho para dar base a aferições

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Diante das denúncias, o Governo Federal decidiu reativar grupo de trabalho, encabeçado pelo Ministério dos Direitos Humanos e incluindo secretarias do Ministério da Educação e da Fundação Nacional do Índio (Funai), que devem finalizar um documento para dar base a comissões de aferição de autodeclaração da etnia dos estudantes em todas as universidades federais do País. Hoje, só parte das instituições faz esse procedimento.


A reportagem apurou que o modelo que está sendo desenhado pelo Governo prevê bancas com cinco pessoas, formadas de maneira diversificada tanto em gênero quanto em etnia dos avaliadores. Só novos alunos seriam avaliados, antes da matrícula, e o único critério seria a aparência do candidato. "O fenótipo (aparência) deve ser o primeiro aspecto a ser considerado. A questão do racismo no Brasil é de marca, e não de origem. As pessoas são reconhecidas socialmente enquanto negras pelos traços fenotípicos", avalia Juvenal Araújo, secretário nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, órgão vinculado ao Ministério de Direitos Humanos (MDH).


A Universidade de Brasília (UnB) foi pioneira no método de aferição. Também primeira federal a utilizar cotas, em 2004, na instituição, o candidato era fotografado e o pedido de inscrição, com a foto, era analisado por uma comissão — que fazia a homologação. Este método deixou de existir a partir de 2013, quando entrou em vigor a lei federal que pedia somente a autodeclaração.

O que você achou desse conteúdo?