Logo O POVO+
Falha humana é principal linha de investigação de morte de Teori
Brasil

Falha humana é principal linha de investigação de morte de Teori

O avião bimotor que transportava o ministro, então relator da Lava Jato no STF, caiu no Rio de Janeiro em janeiro do ano passado
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1] 

Falha humana é a principal linha de investigação sobre a morte do ministro Teori Zavascki, segundo relato parcial sobre as investigações da morte apresentado ontem pelo diretor-geral da Polícia Federal (PF), Fernando Segovia, à presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia. O ministro, primeiro relator da Operação Lava Jato na Corte, morreu na queda de um avião nos arredores de Paraty (RJ) há um ano.

 

Segundo o delegado responsável pelo caso, Rubens Maleiner, a principal linha de investigação leva a crer em falha humana nas manobras de aproximação da aeronave da pista de pouso em Paraty. “Esta é a linha principal”, afirmou.


Ele disse que todas as perícias indicam não ter havido sabotagem contra a aeronave.


“A possibilidade de um ato intencional contra aquele voo foi bastante explorada, com diversos exames periciais e atos investigatórios diversos, e nenhum elemento nesse sentido foi encontrado. Pelo contrário, os elementos que atingimos até agora, todos conduzem a um desfecho não intencional e trágico, infelizmente, naquele voo”, disse Maleiner, que participou da reunião de quase 1h30min com Cármen Lúcia na manhã de ontem.


Maleiner disse ainda não haver prazo para a conclusão definitiva das investigações, mas adiantou que está próximo de terminar seus trabalhos. “A investigação está em curso, sempre importante relembrar isso. Qualquer coisa que nós digamos aqui é provisório, pode eventualmente ser modificado, mas ela está em estágio bastante avançado”.

Morte e investigação

Foram abertas três investigações sobre morte de Teori Zavascki, uma pela Força Aérea Brasileira (FAB), uma segunda pelo Ministério Público Federal (MPF) e a terceira pela Polícia Federal. Nenhuma foi concluída até o momento.

 

O avião bimotor que transportava Teori Zavascki e mais quatro pessoas, incluindo o piloto, caiu no mar próximo a Paraty, no litoral sul do Rio de Janeiro, em 19 de janeiro do ano passado. Todos os ocupantes morreram.

Agência Brasil

 

O que você achou desse conteúdo?