Logo O POVO+
Justiça decreta ilegalidade da greve policial no Rio Grande do Norte
Brasil

Justiça decreta ilegalidade da greve policial no Rio Grande do Norte

Paralisação ocorre há uma semana. Policiais reivindicam pagamento de salários e condições de trabalho. Em sete dias, 21 lojas foram arrombadas
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1] 

 

A Justiça considerou ilegal a paralisação de policiais militares e civis no Rio Grande do Norte e determinou a retomada das atividades. Desde o dia 19, agentes de segurança reduziram a operação ao mínimo possível em protesto contra o atraso de salários. Por isso, o comércio tem fechado as portas e os crimes aumentaram na Grande Natal.


A decisão foi tomada pela desembargadora Judite Nunes, do Tribunal de Justiça potiguar. As associações que representam praças, cabos, oficiais, bombeiros e policiais civis, porém, ainda não foram comunicadas oficialmente e o trabalho não foi retomado. A sentença impõe multa de até R$ 30 mil em caso de descumprimento.


Em nota, o Sindicato dos Policiais Civis manteve o posicionamento de que não há greve, mas um movimento para cobrar “a garantia do direito básico do trabalhador, que é o salário em dia”. A Associação de Subtenentes, Sargentos Policiais e Bombeiros diz trabalhar de acordo com as condições “estruturais e financeiras” oferecidas pelo Estado. Com a paralisação, só 20% dos PMs estão nas ruas.


O Supremo Tribunal Federal decidiu, em abril, que servidores públicos que atuem diretamente na atividade-fim da segurança pública não têm direito a greve. No fim da semana passada, o governo federal enviou 70 agentes da Força Nacional para ajudar o Rio Grande do Norte. Mas a União não vai repassar os R$ 600 milhões esperados pelo Estado para pagar o salário de novembro e o 13.º dos servidores.


Consequências


Desde o dia 18, a média diária de roubo de veículos tem sido de 21 ocorrências - ante 13 por dia em agosto, último mês com dados disponíveis. Durante a semana, também houve 21 lojas arrombadas e três agências bancárias explodidas, segundo a Secretaria da Segurança Pública. Na maioria das lojas, os bandidos usam um veículo roubado para derrubar a porta de vidro ou de metal do estabelecimento. Os principais alvos são lojas de roupas, eletrodomésticos e eletroeletrônicos e perfumes.


A falta de policiamento mudou até o horário da Missa do Galo na Catedral Metropolitana de Natal, antecipada de meia-noite para as 20 horas anteontem. “Por causa da insegurança, percebemos que os fiéis buscam missas mais cedo. Por isso, antecipamos a última missa”, explica o pároco da catedral, padre Valdir Cândido.

O que você achou desse conteúdo?