Logo O POVO+
Autoridades e políticos do Rio baixam tom de críticas contra ministro
Brasil

Autoridades e políticos do Rio baixam tom de críticas contra ministro

Torquato Jardim denunciou conivência do Poder Público com criminosos no estado. Após reação inicial irada, ontem havia postura mais conciliadora
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Depois de demonstrarem grande irritação ao longo da quarta-feira com o ministro da Justiça, Torquato Jardim, autoridades e políticos do Rio de Janeiro baixaram o tom no dia de ontem. O governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) e o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), agora dizem acreditar na boa intenção de Jardim, que, em entrevista ao jornalista Josias de Souza, denunciou conivência do Poder Público com o crime organizado.


Na entrevista, Torquato Jardim disse que a segurança pública no Rio não está sob controle, hoje, pelas autoridades, mas por um acordo entre deputados e criminosos, fazendo dos comandantes dos batalhões da PM “sócios do crime”. Depois de dizer, um dia antes, que iria interpelar o ministro para que ele apresentasse provas de sua denúncia, o governador Pezão foi menos enfático em entrevista ontem à rádio CBN, dizendo-se admirador dele. “Não acho que tenha mentido e era uma afirmação pessoal, não do governo”, disse, voltando, porém, a exitir provas. “Se ele tem essas informaçções, que apure. Queremos tudo em pratos limpos”, concluiu.


O deputado Rodrigo Maia, em viagem oficial pela Itália, disse, de Pistoia, acreditar que as afirmações do ministro Torquatro Jardim sejam verdadeiras. No entanto, o parlamentar considera inadequada a forma como o assunto foi tratado. “Aquela entrevista talvez valesse depois de uma ação da polícia, com meses de investigação”, afirmou.


Mais violência

O Hospital da Posse, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, confirmou ontem a morte cerebral de Vitor Gabriel Leite Matheus, de três anos, atingido por um tiro na cabeça enquanto brincava na sala de casa na tarde de segunda-feira, 30 de outubro, em São João do Meriti, na Baixada Fluminense.

 

Segundo o diretor do hospital, Joé Sestello, a família decidiu doar os órgãos do menino. Vítor é a nona criança atingida por uma bala perdida no Rio este ano. O caso foi registrado na 64ª DP (São João de Meriti). De acordo com o comando do 21º BPM (São João de Meriti), não havia nenhuma operação ou ocorrência no local.


A criança brincava com os irmãos dentro de casa quando foi atingida. O pai ouviu um estrondo e achou que uma das crianças tinha caído no chão. Mas encontrou o menino com a cabeça ensanguentada. Segundo o pai de Vitor, o pedreiro Anderson Neves de Oliveira, de 56 anos, o tiro teria entrado pelo telhado.

 

O que você achou desse conteúdo?