Logo O POVO+
Mais de 100 pessoas presas com vídeos e fotos de pedofilia
Brasil

Mais de 100 pessoas presas com vídeos e fotos de pedofilia

Operação foi realizada ontem em 24 estados, além do Distrito Federal. No Ceará, duas pessoas foram presas e outras duas estão sendo investigadas
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Na maior operação brasileira contra a pedofilia, batizada de Luz na Infância, 108 pessoas foram presas em flagrante ontem e 16 mil arquivos apreendidos em 24 estados. O vasto material, que será analisado pela Polícia, contém cenas de crianças e adolescentes protagonizando cenas de sexo explícito. Tudo sendo visto e compartilhado na internet. No Ceará, dois homens foram presos e outros dois estão sendo investigados.


Foram seis meses de investigações em todo o País. A identificação dos alvos foi possível a partir de um trabalho de cooperação entre a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil. No Ceará, as investigações começaram há dois meses.

[SAIBAMAIS]

O ministro da Justiça, Torquato Jardim, ressaltou a importância da cooperação internacional em tecnologia. “Nada se passa no espaço exclusivo do território nacional. Os Estados Unidos cooperaram com software e compartilhamento de arquivos”, afirmou Jardim.


No Ceará

Os alvos identificados no Ceará têm residência nos bairros Mondubim, Conjunto Ceará, Vila Ellery e Jóquei Clube. Os presos, de 48 e 61 anos, não têm antecedentes criminais e tratam-se de um revisor de textos e um comerciário. “Nessas residências, a gente imediatamente identificou que havia compartilhamento de vídeos e imagens”, afirmou a titular da Delegacia de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente (Dceca), Juliana Amaral. Os suspeitos presos confessaram o crime.

[QUOTE1] 

Os outros dois alvos foram ouvidos e liberados. Nenhuma prova material foi encontrada. “Temos indícios de que eles realmente não só baixaram os arquivos, como também compartilharam. Todavia, criam mecanismos de dificultar o acesso policial”, explicou o chefe do Departamento de Inteligência Policial (DIP), Renê Andrade.


Durante os próximos 30 dias, o material apreendido (dois notebooks, uma filmadora, 4 HDs externos, 5 HDs de Desktop, uma CPU, 25 CDs e cerca de 30 fitas cassete) serão analisados. “A próxima fase da operação será fazer o rastreamento da origem desses arquivos e trabalhar mais a questão de identificação. Em alguns estados, algumas crianças foram identificadas”, acrescentou Renê. Conforme ele, ainda não é possível afirmar se havia grupos específicos de compartilhamento envolvendo todos os alvos suspeitos.

 

Saiba mais

 

Os dois homens presos no Ceará foram autuados em flagrante com base no artigo 241 A do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).


O dispositivo criminaliza o ato de “oferecer, trocar, disponibilizar, transmitir, distribuir, publicar ou divulgar por qualquer meio, inclusive por meio de sistema de informática ou telemático, fotografia, vídeo ou outro registro que contenha cena de sexo explícito ou pornografia envolvendo criança ou adolescente”


Foram presas pessoas em São Paulo (25), Rio Grande do Sul (9), Minas Gerais (9), Goiás (9), Bahia (8), Paraná (6), Distrito Federal (6), Pará (6), Rondônia (4), Sergipe (4), Santa Catarina (3), Tocantins (3), Amazonas (2), Pernambuco (2), Ceará (2), Maranhão (2), Mato Grosso do Sul (2), Rio de Janeiro (2), Rio Grande do Norte (1), Espírito Santo (1), Acre (1) e Paraíba (1). Nos estados de Alagoas, Roraima e Mato Grosso não houve prisões, apenas busca e apreensão de materiais.


Mais de mil policiais participaram da operação. No Ceará, o cumprimento dos mandados de busca e apreensão (foram 157 em todo o Brasil) contou com a participação de quatro peritos e 21 policiais.


O nome Luz na Infância significa propiciar as crianças e adolescentes vítimas de abuso e violência sexual, o resgate da dignidade, bem como, tirar esses criminosos da escuridão, para que sejam julgados à
luz da Justiça.

 

O que você achou desse conteúdo?