Logo O POVO+
Governo anuncia redução de 16% no desmatamento da Amazônia
Brasil

Governo anuncia redução de 16% no desmatamento da Amazônia

Números são do Inpe e se referem ao período entre agosto de 2016 e julho de 2017. Para ministro Sarney Filho, números negam retrocesso na área
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]

 

O ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, anunciou ontem que a taxa de desmatamento da Amazônia no último ano foi 16% menor do que a do ano passado. Segundo o ministro, os números são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e se referem ao período de agosto de 2016 a julho de 2017. O órgão destacou, ainda, que esse número representa uma diminuição de 76% em relação ao registrado em 2004.

[SAIBAMAIS] 

Sarney Filho afirmou que os dados confirmam uma tendência de queda do desmatamento da Amazônia e que “não houve nenhum retrocesso ambiental”. “Versões que apontam redução de unidades da conservação não condizem com a realidade”, afirmou, ao lado do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab (PSB).


Tanto Sarney Filho como auxiliares do presidente destacaram a medida como a primeira concreta do governo Temer, já que coincide com o período de um ano do presidente Michel Temer no governo e seria um contraponto em relação aos governos petistas. “Foi uma redução que aconteceu na gestão Temer”, disse o ministro. “Na política ambiental, nós estamos avançando.”


De acordo com a pasta, o Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes), do Inpe, apontou um corte raso de 6.624 km² de floresta entre agosto de 2016 e julho deste ano. Em 2016, desmatamento havia sido de 7 893 km².


Apesar de destacar cuidados para a redução do desmatamento, Sarney Filho disse que o “Brasil tem feito seu dever de casa”, mas que o País está “chegando ao limite”. “Será difícil manter a queda do desmatamento”, reconheceu.


Insuficiência


O ministro alertou, no entanto, que apenas ações de controle não serão suficientes para deter o desmatamento e ressaltou a importância do cumprimento de tratados internacionais, principalmente do Acordo de Paris, além do pagamento de serviços ambientais, que remunera comunidades ou grupos que contribuem para a preservação e manutenção da natureza.


“Na Amazônia moram em torno de 25 milhões de pessoas. Elas têm a obrigação de não desmatar 80% da sua propriedade. Essa propriedade presta serviços ambientais e o que eles vão receber por isso? Qual a sinalização que a gente dá? O presidente da República me autorizou que na COP 23 (Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas, que este ano será realizada em Bonn, na Alemanha) a gente possa falar do pagamento dos serviços ambientais nas suas diversas formas e que imediatamente se consiga um sinal a esse respeito”.

 

Números

 

6.624

km² foram desmatados na Amazônia no período, segundo o Inpe

 

7 893 km² tinham sido desmatados no ano de 2016

O que você achou desse conteúdo?