PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Ceará é lider do Nordeste em exame de alfabetização

Estado fica acima da média nacional na Avaliação Nacional da Alfabetização. Leitura, Escrita e Matemática são levadas em conta na prova

01:30 | 26/10/2017
Maria Helena Guimarães, do MEC, Camilo Santana e Idilvan Alencar ASCOM/GOV. DO CEARÁ
Maria Helena Guimarães, do MEC, Camilo Santana e Idilvan Alencar ASCOM/GOV. DO CEARÁ

O Ceará obteve a 1ª posição do Nordeste na Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA). Os dados referente às provas aplicadas em 2016 foram divulgadas ontem pelo Ministério da Educação. O exame foi feito por mais de 2 milhões de alunos da rede pública de ensino matriculados ano passado no 3º ano do Ensino Fundamental, levando em conta as habilidades de leitura, escrita e matemática. Nos três, o Ceará ficou com o primeiro lugar da região.

No item Leitura, o Estado é o 6º do País em percentual de alunos com avaliação de nível considerado ‘suficiente’ (54,76%). Minas Gerais lidera com 62,35% enquanto a média nacional é 45,27%. Nesse quesito, a avaliação mais alta é a Nível 4 e o Ceará proprocionalmente é o 3º do País em alunos que o atingiram com 19,25%. Novamente Minas Gerais fica a frente dos demais (23,29%) seguido de Santa Catarina (19,35%).

Em Matemática e Escrita, o Ceará também obteve avaliação acima da média nacional. No primeiro item, o Estado é o 7º do País com 51,72% dos alunos atingindo nível considerado suficiente. No País, a média é 45,33%. No segundo quesito, o Ceará teve 70,71% dos estudantes atingindo o critério satisfatório, nove pontos percentuais a mais que a última avaliação realizada em 2014. Em Escrita o Ceará ficou na 9ª posição do País e a média nacional foi 66,15%.

O governador Camilo Santana (PT) e o secretario da Educação Idilvan Alencar estiveram ontem em Brasília para a divulgação dos dados. “Isso é resultado do esforço de municípios, diretores, professores e alunos; de uma pactuação que foi construída no Ceará e que está trazendo resultados importantes”, comemorou o governador.

Fortaleza melhora

Os dados da ANA 2016 apresentaram uma melhora também nas estatísticas de Fortaleza. A Capital teve aumento nas avaliações consideradas ‘suficiente’ nos três quesitos em relação ao exame aplicado em 2014. Fortaleza ficou acima da média estadual nos itens Leitura e Escrita, estando abaixo em Matemática.

 

JOãO MARCELO SENA