PUBLICIDADE
Jornal
VERSÃO IMPRESSA

Universidades públicas do CE ficam acima de média nacional

Mais de 30% dos cursos de universidades públicas do Ceará chegaram à nota máxima no Enade 2016. No País, 6% dos cursos alcançaram a nota

02/09/2017 01:30:00
NULL
NULL (Foto: )
[FOTO1]

Dos 26 cursos de universidades públicas do Ceará avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), nove alcançaram nota máxima na edição 2016. O número representa 34,61% do total. O resultado do exame foi divulgado ontem no Diário Oficial da União (DOU) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).


Foram avaliados cursos da Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual do Ceará (Uece), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), além de faculdades e centros universitários
privados.


O exame avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas na sua formação. Ontem foram divulgados os resultados do Conceito Enade, que pode ir de 1 a 5. Da rede pública do Ceará, o maior número de notas máximas foi da UFC. Com 11 cursos avaliados, seis chegaram ao conceito 5: Educação Física (noturno e diurno), Enfermagem, Farmácia e Odontologia (Sobral), além de Fisioterapia (avaliado pela primeira vez no ano passado). Obtiveram conceito 4 os cursos de Agronomia, Medicina (Fortaleza), Odontologia (Fortaleza) e Zootecnia. Somente o Curso de Medicina (Sobral) pontuou com nota 3.


Na Uece, dois dos cinco cursos avaliados chegaram à nota máxima. Foram eles os cursos de medicina e enfermagem. Os outros três — medicina veterinária, nutrição e serviço social — tiraram nota 4. Somente o curso de Serviço Social no IFCE chegou ao conceito 5. Na Unilab, somente dois cursos foram avaliados, nenhum com nota máxima.


Nacional

Ao todo, 195.757 estudantes de graduação prestaram o exame. Foram avaliados 4.300 cursos de 997 Instituições do Ensino Superior no Brasil. Do tota, apenas 6% dos cursos conseguiu conceito máximo na prova. 40%, obteve conceito 3.

 

As universidades federais obtiveram melhor desempenho que a rede particular. 43% das federais com conceito 4 e 16% com o conceito 5. As instituições privadas chegaram, respectivamente, aos percentuais 19% e 3%.


Os cursos avaliados foram Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Zootecnia, Agronegócio, Estética e Cosmética, Gestão Ambiental, Gestão Hospitalar e Radiologia.


IDD

Além do resultado do Conceito Enade, foi divulgado também o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), que compara a nota de início da faculdade com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a do final do curso com a nota do Enade. O Conceito Preliminar de Curso (CPC), previsto para ser divulgado em novembro deste ano, incluirá outros insumos a esta avaliação.

 

TAGS