Logo O POVO+
Governo vai criar Fundo de Segurança
Brasil

Governo vai criar Fundo de Segurança

Recursos virão dos royalties do pré-sal. Anúncio foi feito ontem, em meio a crise de violência que o estado enfrenta. Na favela da Rocinha, palco dos mais recentes confrontos, atuação das forças de segurança será mantida
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, anunciou ontem, 24, a criação de um Fundo de Segurança, que terá recursos da arrecadação de royalties do pré-sal. O projeto de lei com a proposta será enviado esta semana à Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).


“Dos 10% (de royalties) que vão para o Fundo de Conservação Ambiental (Fecam), vamos repassar 5% para a segurança pública e garantir a integração com a prefeitura nas operações Segurança Presente e a melhora das condições de trabalho das polícias Militar e Civil”, disse Pezão.


Segundo estimativas do governador, mantida a produção atual, e somada a produção do pré-sal, o fundo deverá ter R$ 197 milhões para a área de segurança


De acordo com o governador, o fundo também poderá receber aportes da iniciativa privada para apoiar ações de segurança pública no estado.

“Além disso, o projeto vai permitir melhorar o programa das UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora), inclusive disponibilizando recursos para ações sociais nas comunidades”, disse.


Durante a solenidade, que ocorreu no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, palco do Rock in Rio, Pezão disse que as forças estaduais de segurança permanecerão na favela “por tempo indeterminado”.


O governador disse, ainda, que conversou na noite de sábado, 23, com o presidente Michel Temer, que reiterou que as forças federais estarão à disposição do estado até o fim de 2018.


Rocinha


Após uma semana marcada por confrontos entre traficantes e pela ocupação por tropas e da Polícia Militar desde sexta-feira, 22, a Rocinha, viveu neste domingo, 24, um dia menos violento. O clima de aparente tranquilidade foi quebrado por um rápido tiroteio no fim da tarde. Lanchonetes e bares reabriram e mais moradores foram às ruas.

Mas, por segurança, pelo menos oito escolas públicas e particulares da região não terão aulas hoje. Tropas militares mantêm a guarda em pontos estratégicos, distantes entre 100 e 500 metros um do outro. Um mototaxista ouvido pela reportagem demonstrou receio de que a operação só durasse até o fim do Rock in Rio, na noite de ontem.


Prisão


Também no domingo, Emanuel Bezerra de Araújo, 19 anos, conhecido como Maicon ou Playboy, foi preso em casa na Rocinha, após denúncia.

Bezerra é integrante do grupo de Rogério Avelino da Silva, o Rogério 157. O suspeito apresentava um ferimento à bala na mão direita e afirmou ter sido punido por Rogério 157, sem revelar o motivo.


O fim de semana registrou vários confrontos em outros pontos da cidade - três mortos, nove presos e pelo menos 18 fuzisapreendidos. (das agências)

O que você achou desse conteúdo?