Logo O POVO+
SSPDS admite recuo das facções, mas atribui postura a 'endurecimento' de ações
Jornal

SSPDS admite recuo das facções, mas atribui postura a 'endurecimento' de ações

Edição Impressa
Tipo Notícia

Por meio de nota, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) admitiu que há um recuo da "criminalidade em geral" no Estado. No entanto, a pasta atribuiu a nova postura das facções criminosas, e a queda dos homicídios, ao "endurecimento" das ações realizadas em parceria com a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), "em maior intensidade do que se observava em anos anteriores".

A SSPDS informou que "rotineiramente acompanha a dinâmica das organizações criminosas", sendo este um dos "maiores focos" da pasta. "Os investimentos feitos em ciência e tecnologia têm caminhado para uma melhoria das atividades de investigação e de inteligência", diz o texto. "Mais dados trabalhados com apoio de inteligência artificial e da ciência de dados permitem uma maior qualificação das prisões realizadas", completa.

A secretaria detalhou que, nos últimos 12 meses, em operações realizadas com objetivos variados, incluindo ações para desarticular grupos criminosos no Estado, foram registradas quase 21 mil prisões e apreensões em flagrante de suspeitos relacionados a homicídio, latrocínio, lesão corporal seguida de morte, tráfico de drogas, roubo e porte, posse ou comércio de armas de fogo.

Sobre as informações coletadas nos celulares apreendidos pela SAP, a SSPDS ressaltou que as extrações e análises de dados são tratadas pelos setores de inteligência de diversas agências, mas que investe em uma "maior capacidade de extração e análise do material coletado nos aparelhos".

O que você achou desse conteúdo?