Aulas presenciais da rede municipal de Fortaleza começam pelo infantil e fundamental

O cronograma da educação prevê que as crianças do infantil III, IV e V, além do 1º e 2º ano do fundamental serão as primeiras a voltarem ao ensino presencial

As aulas presenciais da rede municipal de Fortaleza começarão, a partir da próxima quarta-feira, 8, pelas séries da educação infantil e fundamental. Já os adolescentes a partir de 12 anos, de séries mais avançadas, voltam apenas no dia 20 de setembro. De acordo com o que explicou a titular da Secretaria Municipal da Educação (SME), Dalila Saldanha, nesta quinta-feira, 2, o retorno começará de forma gradativa e escalonada, avançando até alcançar a meta de todos os alunos em sistema híbrido.

Assim, ao fim de setembro a expectativa é que a cada semana 50% dos estudantes estejam nas escolas e 50% em casa, revezando na semana seguinte. "Quando concluirmos as etapas de retorno, nós estaremos com metade das crianças e jovens em uma semana na escola e a outra em atividades domiciliares", explicou a secretária.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Confira como fica o retorno presencial:

  • Dia 8/9 - crianças do Infantil III, IV e V, além do 1º e 2º ano do Fundamental
  • Semana seguinte (13 a 17/9) - alunos do Infantil I e II e os anos 3º, 4º e 5º do Ensino Fundamental
  • Após o dia 20/9 - Demais séries, com alunos maiores de 12 anos

O cronograma prevê o retorno, na primeira semana, das crianças do Ensino Infantil III, IV e V, além do 1º e do 2º ano do Ensino Fundamental. Na semana seguinte, será a vez dos alunos do Infantil I e II e o 3º, o 4º e o 5º ano do Fundamental.

Os alunos mais velhos, de séries mais avançadas, só devem voltar na última semana do plano, no dia 20. A data é uma expectativa da gestão para que a expressiva maioria dos adolescentes com 12 anos ou mais já esteja vacinada com a primeira dose contra a Covid-19.

"As perdas que nossas crianças e jovens têm sentido ao longo do nosso processo é do não contato com a escola, com o ambiente educacional, com os profissionais. As relações estabelecidas pelos jovens são muito importantes para o desenvolvimento das nossas crianças", defendeu a secretária. 

Unidades escolares também serão pontos de cadastramento para vacinação, tanto para os alunos quanto para familiares. "É importante que a gente consiga atingir o máximo de vacinação da população coberta com a vacina para que a gente possa proporcionar um retorno seguro", pontuou ainda.

Professores e alunos vacinados

Durante a transmissão ao vivo nas redes sociais, a secretária da Saúde, Ana Estela, ressaltou que o retorno presencial do ensino acompanha a evolução da vacinação de estudantes e professores. Mais de 100 mil adolescentes já receberam a primeira dose (D1). Na última lista de agendados do público jovem, adolescente de 13 anos já foram comtemplados.

A gestão pontua ainda que 90% dos profissionais da Educação de Fortaleza completaram seu esquema de vacinação, com as duas doses do imunizante contra a Covid-19.

"Esse momento tem sido muito esperado para quem se preocupa com o bem-estar das crianças, que vai muito além da saúde física. E esse retorno das aulas presenciais vai respeitar todos os protocolos sanitários, foi construído em conjunto com as pastas de Saúde e Educação", ressaltou Ana Estela.

Segundo a titular da SMS, a porcentagem dos professores que ainda não foi totalmente imunizada é de pessoas que foram agendadas, mas não compareceram na data. 

As pessoas que já tomaram a D1 e perderam sua data da aplicação da segunda dose (D2) podem procurar os pontos definidos para cada tipo de imunizante, sem necessidade de agendamento. A mesma recomendação vale para quem chegou à data limite do cartão de vacinação e não foi chamado.

O Centro de Eventos reúne todos os três imunizantes aplicados no Ceará que precisam de segunda dose: Pfizer, Coronavac e AstraZeneca. Já os Cucas devem ser procurados em casos de segunda dose de Coronavac e os postos de saúde no caso de AstraZeneca.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

aulas presenciais Fortaleza rede municipal retorno presencial Covid-19

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar