Seis pessoas são presas por furto de energia e tráfico de drogas em Fortaleza

A operação contou com a presença do titular da SSPDS, Sandro Caron e está na sua sexta edição. Foram fiscalizadas residências e um homem foi preso com drogas

Uma operação conjunta dos órgãos de segurança do Ceará realizada nesta terça-feira, 3, no bairro Ancuri, em Fortaleza, resultou na prisão de seis pessoas por furto de energia elétrica e tráfico de drogas. A ofensiva teve cerca de 157 abordagens, com registro 16 infrações de trânsito e uma apreensão de motocicleta. Esta é a sexta edição da Operação Domus, realizada pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), em conjunto com outros 15 órgãos de segurança. Iniciativa tem o objetivo de aumentar a sensação de segurança dos moradores do residencial Alameda das Palmeiras, no bairro Ancuri, em Fortaleza.

Titular da SSPDS, Sandro Caron, presente na ação, afirma que a operação tem como principal foco coibir qualquer tipo de crime, irregularidade, ilicitude, além de ter um parte dedicada à ação social, com o Caminhão do Cidadão, para a retirada de documentos. A operação envolve 16 secretarias estaduais e municipais como Corpo de Bombeiros, polícias Militar e Civil, Perícia Forense, Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) Autarquia Municipal de Trânsito e Guarda Municipal. “Tudo em nome de reforçar presença do Estado e garantir a tranquilidade, a segurança, o bem estar dos moradores do condomínio”, avisa.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA MAIS | Operação combate ameaças recebidas por moradores no José Walter

+ Operação Domus: 5ª fase é deflagrada no Cidade Jardim e resulta na prisão de 4 pessoas

A delegada Socorro Portela, titular da Coordenadora Integrada de Planejamento Operacional (Copol), da SSPDS, informa que uma pessoa foi presa com várias pequenas porções de droga. A pessoa capturada foi encaminhada à Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (Dnarc), no Bairro de Fátima, onde deve responder por tráfico de drogas. O entorpecente e a quantidade apreendidos não foram revelados até a publicação desta matéria.

A dona Leuda Albuquerque, 53, moradora do Alameda das Palmeiras aproveitou a ação para tirar a segunda via da identidade. Enquanto aguardava na fila, ela conta que considera a ação benéfica para a comunidade. "Eu acho bom porque deixa a gente tranquila", diz.

Operação Domus
Operação Domus (Foto: Foto: SSPDS)

Outras edições

A primeira edição aconteceu no conjunto habitacional Alameda das Palmeiras, no bairro Ancuri, no dia 15 de julho deste ano. Na semana seguinte, em 21 de julho, agentes do Estado e da Prefeitura foram ao Residencial Cidade Jardim I, no bairro Conjunto José Walter.

Na terceira e quarta edição, deflagradas em 23 e 28 de julho, respectivamente, a Operação Domus realizou ações nos residenciais Alameda das Palmeiras I e Alameda das Palmeiras II, ambos no Ancuri.

Os trabalhos foram conduzidos pela Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS. Ao todo, foram empregados homens e mulheres da Polícia Militar, da Polícia Civil, da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), do Corpo de Bombeiros Militar, da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), além de funcionários da Enel, concessionária de energia elétrica no Ceará.

Operação Domus
Operação Domus (Foto: Foto: SSPDS)

A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), a Coordenadoria de Inteligência (Coin) e a Coordenadoria de Segurança Orgânica e Logística (Cosol) da SSPDS estiveram na ação. Os trabalhos foram subsidiados a partir de dados elaborados pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da SSPDS.

Operação Domus

A operação tem por finalidade detectar irregularidades relacionadas a ameaças recebidas por moradores, furto de energia, pessoas com mandado de prisão em aberto e outras situações encontradas durante a ação, como construções irregulares em áreas comuns dos moradores. As ações também visa a fiscalização de pessoas monitoradas por tornozeleiras eletrônicas. Domus é um termo em latim que significa domicílio. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Segurança Pública Operação Domus

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar