Usina de dessalinização: GS Inima estuda entrar na Justiça contra decisão

Comissão de licitação manteve o consórcio liderado pela Marquise como vencedor da licitação

Segunda colocada no processo de licitação da Usina de Dessalinização de Fortaleza, a GS Inima Brasil disse que estuda ajuizar a decisão que deu como vencedor do pleito o Consórcio Águas de Fortaleza, liderado pela Marquise. Após questionamento na fase administrativa, o grupo de empresas liderado pela Marquise Infraestrutura foi confirmado nesta quarta-feira, 31, como vencedor do pleito pela comissão de licitação.

"A GS Inima Brasil examina a possibilidade de entrar na Justiça contra a decisão da Comissão de Licitação do Estado que negou provimento ao recurso interposto por ela na licitação da Usina de Dessalinização da Cagece - Companhia de Água e Esgoto do Ceará, onde aponta o desrespeito ao edital de licitação", afirmou em nota enviada ao O POVO.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

No texto, a empresa enfatiza pontos já questionados à comissão, como "a falta da apresentação de documentos válidos de habilitação para comprovar a capacidade técnico-operacional da empresa Abengoa S/A, integrante do Consórcio Águas de Fortaleza, para implantar e operar a Estação de Dessalinização de Fortaleza".

"A GS Inima Brasil também aponta a falta de comprovação da capacidade dos profissionais indicados pelo Consórcio Águas de Fortaleza como responsáveis técnicos pela futura Estação Dessalinizadora e do vínculo deles com a Abengoa", reforça.

LEIA MAIS

Usina de dessalinização: consórcio Águas de Fortaleza é confirmado vencedor por comissão

Empresas questionam licitação de usina de dessalinização; consórcio vencedor alerta para atraso em obras

Trâmite administrativo

Os questionamentos pontuados pela companhia foram definidos, em patamar administrativo, pela comissão de licitação nesta quarta-feira, 31, após semanas de análise dos pontos.

"O senhor presidente instalou a sessão informando que o Exmo. senhor governador acatou a decisão da comissão central de concorrências que, ao conhecer os recursos interpostos tempestivamente pelos licitantes Cobra Brasil Serviços, Comunicações e Energia SA e Consórcio GS Inima Brasil - GS Inima (GS Inima Brasil GS Inima Evironment), no mérito, negou-lhes provimento, mantendo-se inalterada a decisão prolatada na sessão pública do dia 9 de março de 32021, que habilitou e classificou em primeiro lugar na fase de propostas comerciais o consórcio Águas de Fortaleza (Construtora Maquise, PB Construções e Abengoa Agua)", diz o documento a que O POVO teve acesso.

Em nota, a Cagece confirmou a decisão e informou que, "após adjudicação do resultado, a vencedora será convocada pra assinar o contrato, nos termos do edital, em até 60 dias".

A usina

Há anos alvo de interesse pelo governo cearense como forma de atenuar os efeitos das secas no Estado, a Parceria Público Privada para a construção de uma usina de dessalinização teve a proposta vencedora escolhida em fevereiro deste ano. Além do consórcio liderado pela Marquise, disputaram o empreendimento a Cobra Brasil Serviços, Comunicação e Energia S/A, o consórcio GS Inima Brasil e o consórcio liderado pela Sacyr Concessões e Participações do Brasil LTDA.

O projeto prevê que a usina será construída no bairro Praia do Futuro, em Fortaleza, e terá capacidade de produção de 1 m³/s. E faz parte da estratégia para elevar em 12% a oferta de água e beneficiar cerca de 720 mil pessoas.

O equipamento atenderá dois reservatórios da Cagece contemplando os seguintes bairros: Praia do Futuro, Caça e Pesca, Serviluz, Vicente Pinzon, Dunas, Aldeota, Varjota, Papicu e Cidade 2000.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Usina de dessalinização de Fortaleza Cagece Praia do Futuro Marquise GS Inima

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar