Obras da Transposição são retomadas e águas devem chegar ao Ceará no 1° trimestre de 2020

Durante os testes, o ministro afirmou que até o fim do primeiro trimestre de 2020 a tão esperada água do Velho Chico chega à cidade cearense de Jati

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), e o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, estiveram nesta sexta-feira, 30, na cidade de Salgueiro, em Pernambuco, para acompanhar os testes de bombeamento da terceira estação elevatória do Eixo Norte, que será responsável por mandar a água do Rio São Francisco para o Ceará. Segundo Canuto, até o fim do primeiro trimestre de 2020 a tão esperada água do Velho Chico chega à cidade cearense de Jati.

Com o bombeamento acionado, As águas já começam a correr no sentido do estado do Ceará
Com o bombeamento acionado, As águas já começam a correr no sentido do estado do Ceará (Foto: Farias Júnior)

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Camilo ressaltou a importância da obra que irá trazer segurança hídrica para o Ceará. “O Castanhão, que é a maior barragem do Estado, tem hoje pouco mais de 4% do seu volume de água. Para nós é uma alegria ver a água começar a ser bombeada com destino ao nosso Ceará”, disse o governador.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Regional, se ocorrer tudo bem com cada teste, as águas receberão bombeamento sem dificuldade até Jati. O ponto de captação para o Cinturão das Águas do Ceará (CAC) é um dos empreendimentos que abastecerá toda a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

Em sua fala, o Camilo pediu ao ministro que levasse ao presidente o agradecimento em nome do povo cearense
Em sua fala, o Camilo pediu ao ministro que levasse ao presidente o agradecimento em nome do povo cearense (Foto: Farias Junior / O POVO Cariri)

O ministro Gustavo Canuto explicou que até o fim dos três primeiros meses de 2020 as águas do São Francisco devem chegar ao município de Jati. “A gente sabe da necessidade do Ceará. Por isso temos feito um esforço muito grande para que as águas cheguem a Jati o quanto antes. A transposição é uma vontade e necessidade do povo nordestino”, disse o ministro Gustavo Canuto. “Isso vai mudar a realidade do Nordeste e marca a genialidade humana”, completou.

Ausência

Com a ausência sentida e reclamada do governador Paulo Câmara, de Pernambuco, Camilo recebeu elogios de todos os integrantes do Governo Federal. Em sua fala, o governador cearense pediu ao ministro que levasse ao presidente Jair Bolsonaro o agradecimento em nome do povo cearense.

Com informações do jornalista Faria Junior / CBN Cariri

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

CEARÁ CINTURÃO DAS ÁGUAS JATI

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar