Saiba como é calculada a nota do Enem

Adepto da Teoria de Resposta ao Item (TRI), o Inep faz uma escala de nível de dificuldade das questões em cada uma das quatro áreas de conhecimento

A nota do Enem será divulgada nesta sexta-feira, 17, por meio do site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Motivo de alegria e de choros, o resultado é calculado de uma forma mais complexa do que parece.

Adepto da Teoria de Resposta ao Item (TRI), o Inep faz uma escala de nível de dificuldade das questões em cada uma das quatro áreas de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias e Ciências da Natureza e suas tecnologias.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Dessa forma as questões têm suas notas medidas a partir de um ponto de partida: os 500 pontos. Assim as perguntas consideradas mais fáceis ficam abaixo dessa marca, já as mais difíceis ficam acima dela. Se alguém acerta as difíceis e erra grande quantidade das fáceis, o sistema identifica como sendo "chute". Isso serve para estipular, por meio do número de erros e acertos do candidato, o real conhecimento de quem faz a prova. Desse jeito, dois concorrentes acertando o mesmo número de itens podem ter notas diferentes.

Redação

O cálculo da nota da redação não utiliza o modelo TRI, e tem correção feita por mais de 5 mil avaliadores, sendo cada uma analisada por dois professores diferentes. Se houver uma discrepância de 100 pontos na média geral ou de 80 pontos em alguma competência, um terceiro corretor fará a avaliação. A nota final será as médias que mais se aproximam.

As cinco competências avaliadas são domínio da escrita formal; desenvolvimento do tema em estilo dissertativo-argumentativo; conhecimento de mecanismos linguísticos para construir a argumentação; elaboração de proposta de intervenção para o problema proposto, com respeito aos direitos humanos; e relacionamento, organização e interpretação de informações e argumentos em defesa de uma opinião.

São enviadas até 200 redações por dia para o professor, que deve retornar 150 textos corrigidos ao fim de três dias. A cada 50 redações o corretor recebe uma já corrigida por equipe de especialistas, para analisar o seu desempenho como avaliador.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

nota do enem calculo nota do enem resultado do enem enem

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar