PUBLICIDADE
NOTÍCIA

Colégios militares serão implementados em Sobral e Maracanaú

O edital de matrícula das duas instituições deve ser divulgado até a próxima segunda-feira, 20

Ismia Kariny
14:12 | 17/01/2020
As escolas devem seguir os mesmos moldes já implementados nos colégios militares do Ceará
As escolas devem seguir os mesmos moldes já implementados nos colégios militares do Ceará (Foto: Divulgação/Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS))

Novas unidades de ensino da Polícia Militar serão implementadas no Ceará, a partir deste ano, nas regiões de Maracanaú e Sobral. São elas o 3º Colégio Tenente Mário Lima e o 4º Colégio Ministro Jarbas Passarinho. As escolas funcionarão no mesmo molde das escolas da Polícia Militar já existentes no Estado. O edital de matrícula para as duas instituições deve ser divulgado até a próxima segunda-feira, 20.

A escola de ensino fundamental Jarbas Passarinho e a escola de ensino médio Tenente Mário Lima passaram por consulta pública para aderir ao programa. O objetivo das novas instalações é interiorizar as escolas militares estaduais, que irão atender a estudantes do ensino fundamental e médio. A aprovação foi de 70% na consulta geral para Maracanaú; e em Sobral a aprovação foi massiva para pais e alunos, com respectivamente 98,8% e 80,2%. A pesquisa passou por pais, alunos, professores e funcionários das instituições.

O coordenador Geral dos Colégios da Polícia Militar do Ceará, Coronel Kennedy Pimentel, comenta que as escolas sempre estiveram abertas para diálogo. "Nunca foi imposto nada, sempre mantemos uma parceria com a comunidade escolar".

As escolas funcionarão no mesmo molde das escolas da Polícia Militar já existentes no Estado. Segundo Coronel, as escolas de ensino fundamental e médio costumam ter incentivos para os alunos por meio de promoções, semelhantes aos cargos da Polícia Miliar, que podem vir a aumentar dependendo do desempenho do aluno. "Sempre promovemos a meritocracia", resume o Coronel Kennedy.

Segundo o Coronel, 1.100 vagas serão divulgadas para inscrição de alunos nas duas instituições de ensino. Serão 280 vagas para o Colégio Tenente Mário Lima e 820 vagas para a Escola Jarbas Passarinho. Os alunos veteranos das duas instituições já tem suas vagas garantidas, mas novatos deverão ser admitidos por meio de edital de concurso público, a ser divulgado até a próxima segunda feira, 20. Em Sobral, 60% das vagas serão destinadas para civis. Já em Maracanaú, por ter uma maior oferta de escolas, a divisão será de 50% para a comunidade e 50% para dependentes de militares.

Colaborou Marília Freitas