Termo de Uso Política de Privacidade Política de Cookies Conheça O POVO Trabalhe Conosco Fale com a gente Assine Ombudsman
Participamos do

Brasil conquista em Tóquio 2020 recorde de medalhas em uma edição de Olimpíadas

Com 21 pódios, os atletas brasileiros ganharam sete medalhas de ouro, seis de prata e oiro de bronze
05:06 | Ago. 08, 2021
Autor - Wanderson Trindade
Foto do autor
- Wanderson Trindade Repórter
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Brasil encerrou Tóquio 2020 como a melhor edição de Jogos Olímpicos já disputados em sua história. Em 12º lugar no quadro de medalhas, os brasileiros bateram seu recorde de medalhas ao subirem ao pódio em 21 oportunidades.

Foram sete medalhas de ouro, seis de prata e oito de bronze conquistadas pelos atletas do Brasil. Este feito superou a melhor marca do País, até então alcançada nos Jogos Olímpicos disputados em casa, no Rio de Janeiro, em 2016. À época, foram 19 medalhas no peito.

Neste ano, os brasileiros que subiram no pódio foram:

 

Os Estados Unidos terminaram o ciclo olímpico na primeira colocação, sendo a 18º vez que isso acontece e a terceira vez consecutiva. Os americanos ficaram durante quase toda a Olimpíada atrás da China, que foi superada na madrugada deste domingo, 8.

Os atletas dos EUA conquistaram 39 medalhas de ouro, 41 de prata e 33 de bronze. Foram 113 no total.

 

Confira como ficou o quadro de medalhas de Tóquio 2020

 

 

OLIMPÍADAS DE TÓQUIO: CONFIRA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Estados Unidos terminam Tóquio 2020 na liderança do quadro de medalhas

Jogos Olímpicos
04:38 | Ago. 08, 2021
Autor Wanderson Trindade
Foto do autor
Wanderson Trindade Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

No último dia de competições dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, os Estados Unidos assumiram a liderança no quadro de medalhas. Os americanos ficaram durante quase toda a Olimpíada atrás da China, que foi superada na madrugada deste domingo, 8.

Esta é a 18º vez que os EUA encerram um ciclo olímpico na primeira colocação geral, sendo a terceira vez consecutiva que isso acontece. Nesta edição realizada no Japão, os americanos conquistaram 113 medalhas no total, sendo delas de 39 de ouro, 41 de prata e 33 de bronze.

Já a China, alcançou 88 pódios, com 38 medalhas de ouro, 32 de prata e 18 de bronze.

Os anfitriões, por sua vez, subiram ao lugar mais alto do pódio em 27 oportunidades, conquistando ainda 14 medalhas de prata e 17 de bronze. Ao todo, o Japão conquistou 58 títulos.

Para o Brasil, estes foram os melhores Jogos Olímpicos disputados em sua história. O hino nacional foi tocado em sete oportunidades, quando brasileiros estiveram no topo do pódio. Tivemos ainda seis conquistas de prata e oito de bronze, encerrando a competição com 21 medalhas, na 12º posição do ranking.

Este feito foi um recorde para o País, que até então havia alcançado sua melhor marca nos Jogos disputados em casa, no Rio de Janeiro, em 2016. À época, foram 19 medalhas.

 

Confira como ficou o quadro de medalhas de Tóquio 2020

 

 
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Brasil perde para EUA e fica com a prata no vôlei de quadra feminino em Tóquio 2020

jogos olímpicos
02:58 | Ago. 08, 2021
Autor Wanderson Trindade
Foto do autor
Wanderson Trindade Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Brasil perdeu para os Estados Unidos na final do vôlei de quadra feminino em Tóquio 2020. As brasileiras foram superadas por 3 sets a 0 e assim ficaram com a medalha de prata, na madrugada deste domingo, 8.

As americanas chegaram na final com o favoritismo, apesar da campanha 100% do Brasil. Com isso, a medalha de ouro chegou para evidenciar ainda mais a superioridade da seleção americana, que foi campeã há dois meses em cima das brasileiras na Liga das Nações.

Durante a partida, as brasileiras se mostraram muito nervosas, apresentando alguns lapsos de reação, o que não aconteceu.

Confira como ficaram as parciais:

1º set - Brasil 21 x 25 EUA

2º set - Brasil 20 x 25 EUA

3º set - Brasil 14 x 25 EUA

 

OLIMPÍADAS DE TÓQUIO: CONFIRA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Beatriz Ferreira é superada por irlandesa e fica com a prata no boxe feminino em Tóquio 2020

Jogos Olímpicos
02:14 | Ago. 08, 2021
Autor Wanderson Trindade
Foto do autor
Wanderson Trindade Autor
Ver perfil do autor
Tipo Noticia

A pugilista Beatriz Ferreira ficou com a medalha de prata na disputa da final do boxe feminino, categoria até 60kg, em Tóquio 2020. Ela foi superada pela irlandesa Kellie Harrington na madrugada deste domingo, 8, que ficou com o ouro.

Atual campeã do mundo, em 2019, Beatriz chegou ao Japão com o favoritismo ao título, que não veio.

Após o combate, Beatriz comentou o seu feito e prometeu que disputará os Jogos de Paris, em 2024. "Claro que o objetivo era o ouro, o ouro não veio, mas estou contente com essa aqui. Sou medalhista olímpica, é para poucas. Acredito que representei bem, não foi o ouro, mas foi a medalha de prata com sabor de ouro", afirmou.

 

OLIMPÍADAS DE TÓQUIO: CONFIRA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Frases da semana

00:30 | Ago. 08, 2021
Autor
Tipo Notícia

 

 

 "Está dentro das quatro linhas da Constituição? Não está. Então o antídoto para isso também não é dentro das quatro linhas da Constituição. Aqui ninguém é mais macho do que ninguém"

JAIR BOLSONARO (Sem partido), presidente da República, em transmissão ao vivo nas redes sociais, ao replicar o ministro do STF, Alexandre de Moraes, que o incluiu na investigação do inquérito das fake News

 

 

“Ameaças vazias e agressões covardes não afastarão o Supremo Tribunal Federal de exercer, com respeito e serenidade, sua missão constitucional de defesa e manutenção da Democracia e do Estado de Direito”

ALEXANDRE DE MORAES, ministro do STF, rebatendo os ataques do presidente Jair Bolsonaro

 

Ministro do STF, Luís Roberto Barroso
Ministro do STF, Luís Roberto Barroso (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

“Conspurcar o debate público com desinformação, mentiras, ódio e teorias conspiratórias, é conduta antidemocrática... todos precisamos estar atentos”

LUÍS ROBERTO BARROSO, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

 

 

“O presidente não está acima das leis e nem pode usar os poderes do cargo para subverter a ordem democrática. Bolsonaro comete crimes diários contra a Constituição e tem que responder por eles”

MARCELO FREIXO (PT-RJ), deputado federal, em apoio à decisão do ministro do STF, Alexandre de Moraes, de incluir o presidente Bolsonaro na investigação de fake News

 

Luiz Fux, presidente do STF
Luiz Fux, presidente do STF (Foto: Nelson Junio/STF)

“Diálogo eficiente pressupõe compromisso permanente com as próprias palavras o que, infelizmente, não temos visto no cenário atual”

“O pressuposto do diálogo entre os Poderes é o respeito mútuo entre as instituições e seus integrantes”

LUIZ FUX, presidente do STF, em resposta aos ataques do presidente Jair Bolsonaro. Fux cancelou reunião entre os chefes dos três Poderes

 

 

“Estão expostas as vísceras da fragilidade do sistema. O povo foi às ruas, está nas ruas”

BIA KICIS (PSL-DF), deputada federal, na sessão da comissão especial que rejeitou (23 votos a 11) a implementação do voto impresso, o que foi considerada uma grande derrota do presidente Jair Bolsonaro

 

 

“Quero parabenizar aos deputados por enfrentar o governo Bolsonaro (...) Bolsonaro disse que sem voto impresso não haveria eleição. Quem é ele para falar isso?”

ORLANDO SILVA (PCdoB-SP), deputado federal, sobre a rejeição do voto impresso da comissão especial da Câmara

 

 

“A História julgará é quem foi cúmplice desse governo criminoso”

FERNANDA MELCHIONNA (Psol-RS), deputada federal, sobre a rejeição do voto impresso

 

 

“Não estou preocupado em me manter presidente. Já dou recado: só Deus me tira daquela cadeira... Não vou arredar”

JAIR BOLSONARO (Sem partido), presidente da República, em conversa com empresários em Santa Catarina

 

“Aquele filho da p... ainda faz isso. Aquele filho da p... do Barroso”

JAIR BOLSONARO (Sem partido), presidente da República, referindo-se ao ministro do STF, Luís Roberto Barroso, para um grupo de apoiadores em Joinville (SC), que se aglomeravam para ouvi-lo

 

 

“A conquista e a preservação da democracia foram as grandes causas da minha geração e é a isso que eu dedico minha vida pública. Por isso, não paro para bater boca, não me distraio. Meu universo vai bem além do cercadinho”

LUÍS ROBERTO BARROSO, presidente do TSE, após a fala de Bolsonaro, sem citar o nome do presidente

 

 


“Repudiamos as ameaças de Jair Bolsonaro e suas tentativas de deslegitimação do processo eleitoral. É imprescindível que continuemos lutando pela democracia e pelos direitos, que foram consolidados na Constituição de 1988, seguindo as regras do jogo e sem conivência com condutas antidemocráticas”

TRECHO da nota dos líderes da oposição e de oito partidos na Câmara dos Deputados, além do vice-presidente da Casa, Marcelo Ramos (PL-AM) em solidariedade ao presidente da TSE, ministro Luís Roberto Barroso

 

 

“É inegável que o presidente da República, como método, tenta deslegitimar as instituições e ataca sistematicamente o Judiciário, expediente autoritário de lembranças funestas”

TRECHO da nota dos senadores da CPI da Covid, em apoio ao STF, que vem sendo atacado pelo presidente Jair Bolsonaro

 

 

“O princípio chave de uma democracia saudável é a realização de eleições e a aceitação dos resultados por todos os envolvidos... a sociedade brasileira é garantidora da Constituição e não aceitará aventuras autoritárias”

TRECHO do manifesto lançado por empresários, economistas, diplomatas e representantes da sociedade civil, em defesa do sistema eleitoral brasileiro

 

 

“Estamos igual ao sapo na panela. A temperatura aumentando e a sociedade e os mercados estão fingindo que nada existe. Isso é muito grave. Temos que pular (da panela) enquanto é tempo. Não podemos assistir calados. É preciso dar um basta”

JOSÉ OLYMPIO PEREIRA, CEO do Credit Suisse no Brasil, em entrevista à coluna Capital, do O Globo

 

 

“Vivi os tempos escuros da ditadura, sei o valor que tem a democracia. Ela não vem de graça e precisa ser resguardada. Mas ela vem explicitamente sendo colocada em dúvida. Toda hora se fala de “dentro e fora de linhas”. Isso é uma ameaça que a sociedade não pode aceitar e precisa se manifestar com clareza”

GUILHERME LEAL, um dos fundadores da Natura e copresidente do conselho de administração da empresa, em entrevista ao O Globo

 

 


“O outro, que morreu, fecha São Paulo e vai assistir a Palmeiras e Santos no Maracanã”

JAIR BOLSONARO (Sem partido), presidente da República, referindo-se ao ex-prefeito de São Paulo, Bruno Covas, morto em maio passado, vítima de câncer, que em janeiro levou o filho para ver a final da Copa Libertadores, no Maracanã, no Rio de Janeiro. Nas redes sociais, Covas explicou, nas redes sociais, que “diante das incertezas da vida” levar o filho ao estádio “tomou uma proporção diferente”

 

 

“Meu pai sempre foi um homem sério. Fez questão de me levar ao Maracanã no fim da sua vida para curtirmos seus últimos momentos juntos. Isso é amor! Bolsonaro nunca entenderá esse sentimento”

TOMÁS COVAS, filho do ex-prefeito Bruno Covas, reagindo às críticas do presidente Jair Bolsonaro feitas contra seu pai, falecido em maio

 

 

“O que se esperar de um chefe do Executivo que zomba da dor alheia, que ignora os enlutados, ironiza doentes e deixa sua nação morrer e passar fome? Já são 550 mil e não vamos esquecer!”

FERNANDO ALFREDO, presidente do diretório municipal do PSDB em São Paulo, sobre crítica do presidente Jair Bolsonaro ao ex-prefeito de São Paulo, Bruno Covas

 

 

“A maturidade do adolescente que perdeu o pai e ensina ao Presidente da República o significado do amor. Tomas Covas sensibilizando a todos”

JOÃO DÓRIA (PSDB), prefeito de São Paulo, pelo Twitter

 

 

“Tal comportamento revela não apenas falta de sensibilidade... mas, mais uma vez, o seu menosprezo à vida humana, à dor e ao sofrimento dos familiares e à memória de quem já faleceu”

TASSO JEREISSATI (PSDB-CE), senador, repudiando a fala de Jair Bolsonaro sobre Bruno Covas

 

 


“Você pode ver, quanto mais pobre o estado, mais gordo é o governador. Por coincidência, é uma realidade lá”

JAIR BOLSONARO (Sem partido), presidente da República, em entrevista à TV Piauí, criticando o governador do Maranhão, Flávio Dino

 

 

“Tenho culpa sim. Hoje de madrugada dobrei os meus joelhos, orei e peço desculpas ao Brasil, o que eu cometi não agradou primeiramente aos olhos de Deus”

REVERENDO AMILTON GOMES DE PAULA, em na CPI da Covid, ao se reconhecer culpado na intermediação da suposta venda superfaturada da vacina AstraZeneca ao Ministério da Saúde

 

 

“Vou tomar a vacina que possa entrar no mundo todo. Não posso tomar essa vacina... lá de São Paulo, que não está aceita na Europa nem nos EUA”

JAIR BOLSONARO (Sem partido), presidente da República, em entrevista a uma rádio de Natal (RN) sobre a Coronavac

 

 

“Viver no Brasil é resistir ao negacionismo. Gratidão e respeito aos que lutam pelo futuro e respeitam a ciência”

JULIETTE, campeã do BBB21, ao ser vacinada contra a Covid-19

 

 

“Tenho tirado algumas pessoas da minha rotina semanal que se recusaram ou que não revelam (se foram vacinadas)”

JENNIFER ANISTON, atriz, que diz ter cortado relações com quem recusa a vacina

 

 

“Os casos vão aumentar antes de voltarem a cair. Esta é uma pandemia de não vacinados”

JOE BIDEN, presidente dos Estados Unidos, sobre o avanço da variante Delta no país e da vacinação estagnada. Esta semana, os EUA voltaram a registrar média de 100 mil casos diários da Covid-19, o que não acontecia desde fevereiro. Estados voltaram com medidas restritivas e Biden culpa os não vacinados pelo aumento de casos

 

 


“Estou levando para casa duas medalhas inéditas, conquistadas com muito suor. Não tem como não estar feliz”

REBECA ANDRADE, medalhista de ouro e prata na ginástica olímpica

 

 

“O mundo está investindo no vôlei de praia e nós, parados. Tem de melhorar, investir mais”

ALISON CERUTTI, jogador de vôlei de praia, após a eliminação das olimpíadas

 

 

“Está na nossa mão. Podemos fazer do nosso País um lugar melhor, através do amor e do respeito. A gente pode cair várias vezes, mas a missão é ver um amanhã melhor”

PEDRO BARROS, skatista medalha de prata do skate park

 

 

"São coisas que acontecem no esporte, não é a primeira vez que isso acontece nos jogos olímpicos, de travar às vezes"

RENAN DAL ZOTO, técnico da seleção masculina de vôlei, após ser eliminado na disputa pela medalha de outo nas Olimpíadas de Tóquio

 

 

“Saio de alma lavada! Fiz o meu melhor”

ROBERT SCHEIDT, velejador, após encerrar sua sétima participação nos Jogos, Scheidt te cinco medalhas olímpicas ao longo da carreira

 

 


“Preciso deixar esse alerta. Cuidado com o que vocês falam, com o que vocês comentam. Vocês podem acabar com a vida de alguém. Hoje sou eu e a minha família que choram”

WALKÍRIA SANTOS, cantora, que perdeu o filho Lucas, 16 anos, encontrado morto no apartaento onde morava com a mãe, em Natal (RN). A cantora conta que o filho recebeu mensagens de ódio nas redes sociais

 

DRA. JAQUELINE Goes sequenciou o DNA da Covid-19
DRA. JAQUELINE Goes sequenciou o DNA da Covid-19 (Foto: Divulgação)

“Enquanto cientista, mulher e negra, ser homenageada pela Barbie e me tornar modelo para novas gerações é provar que, através das oportunidades, o talento e a inteligência podem alcançar e até gerar frutos positivos para uma nação”

JAQUELINE GOES, biomédica baiana que liderou uma equipe que sequenciou o genoma do vírus da Covid, em 48 horas. A Mattel lançou uma Barbie da cientista, na série ‘Mulheres Inspiradoras’

 

 

“Foi um momento de desequilíbrio real... Muita gente não entende que é algo químico, que te priva de tudo, inclusive de raciocinar”

PAULA FERNANDES, cantora, em entrevista ao site Universa (Uol), sobre a depressão que enfrentou

 

 

Messi se despede do Barcelona após 22 anos atuando pelo clube catalão
Messi se despede do Barcelona após 22 anos atuando pelo clube catalão (Foto: JOSEP LAGO / AFP)


“Lionel Messi não continuará vinculado ao FC Barcelona. Ambas as partes lamentam profundamente que os desejos do jogador e do clube não possam ser finalmente atendidos”

TRECHO da mensagem divulgada pelo FC Barcelona para anunciar que Messi deixaria o clube, após 17 temporadas e 672 gols

 

 

“Ele deixa um excelente legado. É o jogador com mais títulos da história do clube. Deixa a marca da melhor etapa da história do clube. Deixou muitas alegrias, uma ilusão coletiva e muitas imagens para história. Temos gratidão eterna”

JOAN LAPORTA, presidente do Barcelona, em entrevista coletiva para explicar a saída de Messi do time. Disse que recebeu ‘herança desonrosa’ do ex-presidente Josep Maria Bartomeu e que a situação financeira do clube é grave

 



Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Imagina se o esporte fosse valorizado

00:30 | Ago. 08, 2021
Autor Iara Costa
Foto do autor
Iara Costa Autor
Ver perfil do autor
Tipo Análise

OLIMPÍADA Chega ao fim neste domingo, 8, a Olimpíada de Tóquio. O time Brasil atingiu a melhor marca da história em números de medalhas, fruto do investimento feito para a Rio-2016. Apesar de ser um fato a celebrar, é preciso observar os resultados nas entrelinhas. Muitos dos atletas com bons resultados chegaram na competição sem qualquer patrocinador e alcançaram boas posições fazendo o que o brasileiro sabe fazer de melhor: superar adversidades. São histórias bonitas, mas elas não devem ser somente comemoradas, devem servir de reflexão.

Onde o Brasil estaria se houvesse uma maior valorização dos atletas e se políticas públicas de inclusão social pelo esporte fossem realmente praticadas no País nas mais diferentes modalidades? Quantas medalhas teríamos se os atletas que se orgulham de defender as cores verde e amarela fossem tão bem tratados quanto tratam o país que defendem?

O advento das redes sociais aproximou o público dos atletas e da realidade deles. Infelizmente, o apoio online não é páreo para patrocínios, que é o que esses esportivas realmente precisam. Os que ganharam grandes números de seguidores até podem converter isso em publicidade, mas são ganhos diferentes e é preciso ter ciência disso.

De qualquer modo, é necessário que o povo brasileiro siga dando apoio, mesmo que online, aos atletas, para que eles não se sintam abandonados como outrora. Se dizem que o melhor do Brasil é o brasileiro, que ele siga sendo a força para os atletas desassistidos nesse momento em que políticas públicas de inclusão social pelo esporte são quase inexistentes no País.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags