Dois medalhistas georgianos são expulsos das Olimpíadas de Tóquio por saírem da Vila Olímpica

Vazha Margvelashvili e Lasha Shavdatuashvili descumpriram protocolos sanitários

Dois atletas georgianos ganhadores de medalhas de prata foram descredenciados dos Jogos Olímpicos de Tóquio por desrespeitarem as regras anticovid-19 ao deixarem a Vila Olímpica. A informação foi anunciada pelo Comitê Olímpico Nacional neste sábado.

Trata-se do primeiro caso de atletas punidos nas Olimpíadas de 2020 por não respeitarem as severas restrições em vigor, que proíbem os participantes de saírem do alojamento. As únicas exceções são em caso de treino ou para participar das competições.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Vazha Margvelashvili, de 27 anos, e Lasha Shavdatuashvili, 29, deixaram a Vila Olímpica para se encontrar com “uma conhecida” que mora no Japão, admitiu um responsável da delegação georgiana, que pediu para não ser identificado.

“Quando saíram da Vila, não foram parados por ninguém na saída. Eles acharam que podiam sair, só queriam tomar um pouco de ar, relaxar depois de um dia difícil de competição, depois de um período difícil de confinamento”, acrescentou.

Os dois atletas perderam o ouro para judocas japoneses. Margvelashvili enfrentou Hifumi Abe no último domingo, enquanto Shavdatuashvili foi derrotado por Shohei Ono na segunda-feira.

De acordo com a mesma fonte, o credenciamento de ambos os atletas foi desativado na sexta-feira, e eles voltaram para seu país.

“É inadmissível que uma pessoa saia da Vila Olímpica para fazer turismo”, declarou a porta-voz do comitê organizador dos Jogos de Tóquio, Masa Takaya.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

olimpíadas de tóquio olimpíadas de tóquio 2021 olimpíadas 2021 tóquio 2021 olimpíadas Vila Olímpica

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar