Foco de contágio de Covid-19 é detectado em hotel com atletas brasileiros no Japão

Oito funcionários que trabalham no local tiveram a doença detectada

Pelo menos oito funcionários de um hotel japonês, onde está alojada a equipe brasileira de judô, deram positivo em testes de Covid-19, informaram nesta quinta-feira, 15, as autoridades locais.

Funcionários sanitários e de esportes da cidade de Hamamatsu, a oeste de Tóquio, revelaram que os testes foram feitos antes da chegada da delegação brasileira, de 30 pessoas, no sábado.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Também garantiram que nenhuma das pessoas infectadas esteve em contato com os atletas.

A notícia foi publicada no momento em que Tóquio se prepara para sediar os Jogos Olímpicos praticamente a portões fechados, com severas medidas para evitar contaminações entre atletas, funcionários e jornalistas.

"Somente quem apresenta um teste negativo está trabalhando" com a equipe de judô, afirmou Yoshinobu Sawada, funcionário esportivo da cidade.

"Explicamos à equipe que somente trabalhadores saudáveis estão na bolha. Acredito que eles entenderam a situação e nossas medidas anticontágio", disse à AFP.

Um parente de um dos trabalhadores infectados também deu positivo, de acordo com as autoridades de Hamamatsu.

Tóquio enfrenta atualmente um estado de emergência pelo vírus, com um aumento das contaminações. A cidade registrou na quarta-feira, 14, 1.149 casos de Covid-19, o número mais alto desde janeiro.

Os atletas olímpicos estarão sujeitos a medidas rígidas de segurança e, no geral, serão mantidos afastados do público japonês.

O Comitê Olímpico Internacional (COI) declarou na quarta-feira que, das mais de 8 mil pessoas que chegaram ao Japão entre 1º e 13 de julho, somente três deram positivo ao entrar e foram colocadas em isolamento.

O chefe do COI, Thomas Bach, se comprometeu a "não trazer qualquer risco" ao Japão com os Jogos, que serão abertos em 23 de julho.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Jogos Olímpicos Olimpíadas Covid-19 Tóquio 2020

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar