Olimpíada de Tóquio: atletas serão punidos se não seguirem medidas sanitárias

Os organizadores esperam que essas restrições fortaleçam a confiança do cético público japonês na possibilidade de organizar os Jogos Olímpicos, mesmo sem superar totalmente pandemia

Os atletas poderão ser multados ou expulsos dos Jogos de Tóquio se violarem medidas de combate à Covid-19, especialmente se não realizarem os exames regulares ou ignorarem obrigatoriedade de uso de máscara, alertaram nesta terça-feira os organizadores do evento, anunciando as regras atualizadas a 37 dias do início das Olimpíadas.

A última versão do manual para os atletas contém 70 páginas, com marcadores para explicar as regras que, segundo os organizadores, vão garantir a segurança sanitária dos Jogos Olímpicos (que serão disputados de 23 de julho a 8 de agosto).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Os organizadores esperam que essas restrições fortaleçam a confiança do cético público japonês na possibilidade de organizar os Jogos antes mesmo de superar totalmente pandemia.

Os dirigentes olímpicos e os membros do comitê organizador Tóquio-2020 enfatizam as sanções previstas especialmente para os atletas em caso de violação das regras, que vão desde advertências, multas, até "inelegibilidade temporária ou permanente ou exclusão dos Jogos".

Não foi especificado se os atletas poderiam ser excluídos de futuras edições dos Jogos Olímpicos, além de Tóquio. "Esperamos que você siga as regras, mas se não o fizer, pode haver sanções", disse Pierre Ducrey, diretor de operações dos Jogos do Comitê Olímpico Internacional (COI).

A menos de 40 dias do início das Olimpíadas, Tóquio ainda está em estado de alerta e nenhuma decisão foi tomada sobre a presença de público local nas competições, após a inédita proibição de espectadores estrangeiros anunciada em março.

Os organizadores tentam mudar essa tendência, e insistem que as medidas de segurança que serão adotadas e o fato de grande parte dos atletas e pessoas presentes na Vila Olímpica serão vacinadas e não terão contato com o público japonês.

"Nenhuma transgressão" 


"As regras do jogo devem ser respeitadas, sem transgressão", disse Christophe Dubi, Diretor dos Jogos do COI durante uma coletiva de imprensa conjunta.

Os organizadores não especificaram quais sanções serão aplicadas a cada infração, nem revelaram o valor das eventuais multas. Uma comissão disciplinar será encarregada de avaliar as violações e possíveis sanções.

Diferentes oficiais olímpicos começaram a chegar a Tóquio, entre eles o vice-presidente do COI, John Coates, que desembarcou na manhã desta terça-feira. Antes de sua chegada, centenas de pessoas protestaram contra os Jogos na capital japonesa.

Várias pesquisas no país indicam que a maioria dos japoneses é contrária à realização do evento esportivo nesta data, optando por um novo adiamento ou cancelamento.

Mas com a chegada da primeira equipe olímpica - jogadores australianos de softball - no início de junho, alguns sinais indicam que a oposição aos Jogos está diminuindo.

Um levantamento feito no início de junho revelou que metade da população japonesa era a favor do evento, e outra publicada na segunda-feira mostrou que 64% dos entrevistados agora são a favor da competição, embora divididos entre aqueles que querem que seja a portas fechadas e os que preferem a presença limitada de espectadores.

Essa pesquisa não deu a opção de adiamento, algo que os organizadores descartaram totalmente. Cerca de 84% dos atletas foram vacinados, disse Coates ao jornal australiano Financial Review antes de partir para Tóquio.

“Jamais poderemos chegar a 100%”, admitiu, especificando que atletas de alguns países asiáticos e africanos vão ao Catar para se vacinar, enquanto os da América do Sul voam para Miami e Houston para a vacinação patrocinada pelo COI.

No Japão, tudo foi feito nas últimas semanas para reduzir o número de casos covid-19.As medidas do estado de alerta visam essencialmente a proibição de bebidas alcoólicas em bares e restaurantes que devem fechar também às 20h00. A agência de notícias Kyodo informou na segunda-feira que o governo poderia manter algumas restrições em Tóquio durante os Jogos, o que poderia limitar o número de espectadores presentes.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

olimpíada de tóquio tóquio-2020 covid-19 jogos olímpicos brasil na olimpíada covid-19 japão

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar