PUBLICIDADE
Mais Esportes
NOTÍCIA

Playoffs da NFL começam neste fim de semana com seis jogos

Em 2021, o Wild Card terá três partidas no sábado, 9, e outras três no domingo, 10

Gabriel Lopes
18:13 | 08/01/2021
Tom Brady, quarterback do Tampa Bay Buccaneers (Foto: Chris Graythen/AFP)
Tom Brady, quarterback do Tampa Bay Buccaneers (Foto: Chris Graythen/AFP)

O momento decisivo da National Football League (NFL) está prestes a começar. Os playoffs da temporada 2020-2021 têm início neste fim de semana, com os confrontos do Wild Card. Serão seis partidas eliminatórias, duas a mais que no ano passado, disputadas em jogo único. As equipes classificadas avançam às semifinais de conferência.

Neste ano, somente duas franquias (não mais quatro) folgam nesta etapa dos playoffs. Kansas City Chiefs, com a melhor campanha (14-2) da Conferência Americana (AFC), e Green Bay Packers, equipe melhor colocada (13-3) na Conferência Nacional (NFC), aguardam os oponentes do Wild Card, primeira fase do mata-mata da NFL.

Conferência Americana

No sábado, 9, às 15h5min, o Buffalo Bills (13-3, 2º na AFC), que foi campeão da Divisão AFC Leste pela primeira vez desde 1995 e que não vence uma partida de playoffs desde a temporada 1995-1996, enfrenta o Indianapolis Colts (11-5, 7º na AFC), no New Era Field, em Buffalo.

Apesar do longo período sem sucesso na pós-temporada, os Bills são favoritos no confronto, pois contam com o quarterback Josh Allen em grande fase (37 passes para touchdown e 4.544 jardas passadas na temporada), que faz grande parceria com o wide receiver Stefon Diggs, líder da NFL em 2020 em jardas recebidas (1.535). Os Colts, por outro lado, tentarão surpreender apostando no jogo terrestre, através do running back Jonathan Taylor, terceiro jogador na temporada com mais jardas corridas (1.169).

O vencedor de Bills x Colts enfrenta quem triunfar no embate entre Pittsburgh Steelers (12-4, 3º na AFC) e Cleveland Browns (11-5, 6º na AFC), que acontecerá no domingo, 10, às 22h15min, no Heinz Field, em Pittsburgh.

A equipe da Filadélfia, que venceu os 11 primeiros jogos, acumulou quatro derrotas nas cinco partidas finais, algo que traz dúvidas acerca do favoritismo dos Steelers nos playoffs. Já os Browns voltam a disputar um jogo de playoffs após 18 anos, a maior seca da NFL neste quesito até então. Dessa forma, levando em consideração o bom desempenho defensivo do Pittsburgh (líder em sacks e terceiro time que menos cede jardas), a franquia do quarterback de 38 anos Ben Roethlisberger tem mais chances de avançar.

Ainda na Conferência Americana, Tennessee Titans (11-5, 4º na AFC) e Baltimore Ravens (11-5, 5º na AFC) jogam entre si no Nissan Stadium, domingo, às 15 horas, em Nashville, e definem quem enfrentará o Kansas City Chiefs na semifinal da conferência. As duas equipes possuem no jogo terrestre suas principais armas ofensivas, pois são os dois primeiros colocados em média de jardas corridas em 2020 (Ravens liderou).

A franquia de Nashville, finalista da AFC nos playoffs do ano passado, depende das atuações volumosas do running back Derrick Henry, líder da liga em jardas corridas, com mais de 2000 ao todo. Já os Ravens creem em uma melhora no desempenho do quarterback Lamar Jackson, MVP da última temporada, para avançar, pois ele, que ainda não venceu nenhuma partida de pós-temporada na carreira, jogou abaixo do que poderia em 2020.

Conferência Nacional

Na Conferência Nacional, o Seattle Seahawks (12-4, 3º na NFC), enfrenta o Los Angeles Rams (10-6, 6º na NFC) no Lumen Field, em Seattle, no sábado, às 18h40min. Os Seahawks, que na primeira metade da temporada tiveram o quarterback Russell Wilson atuando de forma espetacular, viram o declínio no desempenho de seu principal jogador na reta final do ano passado. Por outro lado, a defesa, antes irregular, foi mais segura e cedeu menos pontos.

Do lado oposto, os Rams se destacaram pelo ótimo sistema defensivo, o que menos cedeu jardas em 2020 (281.9 por jogo) e o segundo com mais sacks, 53. Individualmente, o defensive tackle Aaron Donald somou 13.5 sacks e ficou em segundo lugar neste quesito na NFL. Caso seja mais efetivo no ataque, décimo pior da liga, o time de Los Angeles pode surpreender os Seahawks.

O triunfante no embate Seahawks x Rams terá pela frente o vencedor do confronto entre New Orleans Saints (12-4, 2º na NFC) e Chicago Bears (8-8, 7º na NFC), que jogam no domingo, às 18h40min, no Mercedes-Benz Superdome, em Nova Orleans. Os Saints, favoritos no jogo, contam com o retorno do quarterback de 41 anos Drew Brees, que voltou nos últimos três embates da temporada regular, após fraturar cinco costelas.

Os Bears, apesar de possuírem nomes talentosos na defesa, com Khalil Mack como principal expoente, têm um ataque abaixo da média, liderado pelo quarterback Mitchell Trubisky. A franquia de Chicago obteve a sétima pior média de jardas por jogo e foi o 11º pior ataque em média de pontos.

Por fim, Washington Football Team (7-9, 4º na NFC) e Tampa Bay Buccaneers (11-5, 5º na NFC) atuam no sábado, às 22h15min, no FedEx Field, em Washington D.C. O vencedor desta eliminatória terá pela frente o Green Bay Packers na semifinal da conferência.

Apesar de não ter se classificado como campeão de divisão, os Buccaneers são amplamente favoritos neste embate. Tom Brady, quarterback de 43 anos dos Bucs e dono de seis títulos do Super Bowl, tem um time de recebedores talentosos para fazer lançamentos. Rob Gronkowski, Mike Evans, Chris Godwin e Antonio Brown são opções experientes e que podem crescer de produção nos playoffs.

Já o Washington Football Team, que aboliu a alcunha Redskins e definirá futuramente o novo nome da franquia, foi campeão da divisão NFC Leste, que contou com campanhas desastrosas de todos os participantes dela. O time da capital estadunidense tentarão ser zebras sob o comando do quarterback Alex Smith, atleta que retornou em 2020 aos gramados, após lesões na tíbia e na fíbula, que o deixou ausente por 673 dias e o obrigou a fazer 17 cirurgias, algo que quase o fez perder a perna.

Jogos do Wild Card da NFL

Sábado:

15h5min - Buffalo Bills x Indianapolis Colts - Conferência Americana
18h40min - Seattle Seahawks x Los Angeles Rams - Conferência Nacional
22h15min - Washington Football Team x Tampa Bay Buccaneers- Conferência Nacional

Domingo:

15 horas - Tennessee Titans x Baltimore Ravens - Conferência Americana
18h40min - New Orleans Saints x Chicago Bears - Conferência Nacional
22h15min - Pittsburgh Steelers x Cleveland Browns - Conferência Americana

Kansas City Chiefs e Green Bay Packers folgam nesta etapa