Fortaleza B.C almeja título da Copa Super 8 para disputar competição internacional

Carcará/Leão disputará competição pela primeira vez na história e sonha com título para garantir participação na Champions League Américas

A temporada 2020/2021 do NBB está chegando no fim do primeiro turno. No caso do Fortaleza Basquete Cearense, a equipe já fez todos os 15 jogos iniciais, e garantiu classificação na Copa Super 8, após vencer o Bauru, por 71 a 60, na última quinta-feira, 7. O torneio é disputado pelas oito melhores equipes do turno, em jogos únicos de mata-mata. Ou seja, um confronto define quem avança ou fica pelo caminho. O campeão garante vaga na Champions League Américas de 2022 (competição continental).

Os seis primeiros colocados do NBB já tem classificação matematicamente garantida na Copa Super 8. Além do Fortaleza BC, Minas, Flamengo, São Paulo, Bauru e Paulistano são as equipes com presença confirmada e aguardam a definição das duas últimas vagas. A sétima e oitava posição é disputada por Franca - já com 15 jogos disputados -, Mogi-SP, Unifacisa-PB e Corinthians - os três últimos disputaram 13 confrontos.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Os duelos de quartas de final são definidos da seguinte forma: o primeiro enfrenta o oitavo, segundo contra sétimos, terceiro enfrenta sexto e quarto encara o quinto. O Carcará/Leão ocupa a sexta posição, com nove vitórias e seis derrotas, e não pode mais ser ultrapassado na classificação por times que ainda não fizeram todos os jogos do turno. A equipe comandada por Alberto Bial pode enfrentar São Paulo, Bauru ou Paulistano na Copa Super 8. As três equipes paulistas estão na disputa pela terceira colocação.

O Fortaleza BC disputará o torneio, criado pela Liga Nacional de Basquete em 2018, pela primeira vez. Nas duas edições anteriores, o então Basquete Cearense ficou fora das oito primeiras posições ao final do primeiro turno. A disputa do Super 8 acende a esperança do Leão conquistar o primeiro título nacional entre equipes principais e disputar a primeira competição continental de sua história.

É importante lembrar que o Carcará conquistou a Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), mas foi disputado entre jogadores do sub-22. Com isso, o troféu não entra na galeria do time principal.

Nas edições anteriores do Super 8, as equipes de melhor campanha tinham como vantagem fazer a partida como mandante. No entanto, por conta da pandemia de Covid-19, a LNB optou por sedes fixas nesta temporada, e o formato está mantido para o torneio realizado entre o hiato do primeiro e segundo turno.

Conquistar a Copa Super 8 é o caminho mais curto para o Tricolor disputar à Champions League Américas. No total, são três vagas destinadas ao Brasil, sendo as outras duas destinadas ao campeão e o segundo colocado do NBB. Os comandados de Alberto Bial fazem boa campanha, já venceram equipes tradicionais na atual temporada e não podem ser descartados entre os candidatos ao título. 

 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

fortaleza basquete cearense nbb copa super 8 nbb Champions League Américas de 2022

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar