Participamos do

Projeto voltado para prática de triatlo inaugura dois núcleos no Ceará

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões é uma idealização do ex-triatleta Juraci Moreira, que esteve em três Olimpíadas
19:38 | Out. 20, 2020
Autor Victor Hugo Pinheiro
Foto do autor
Victor Hugo Pinheiro Repórter do Esportes O POVO
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O projeto "Escolinha de Triathlon Formando Campeões" faz a cerimônia de inauguração de dois núcleos no Estado nesta quarta-feira, 21, sendo uma núcleo em Caucaia e outro em Aquiraz. A iniciativa é idealizada pelo ex-triatleta Juraci Moreira, que participou de três Olimpíadas: Sydney 2000, Atenas 2004 e Pequim 2008. A Escolinha surgiu em Curitiba-PR, e tem como intuito promover a prática da modalidade entre alunos da rede pública de ensino.

Juraci conta que o principal objetivo do projeto é utilizar a modalidade para ajudar na formação pessoal dos alunos, além de comentar sobre o surgimento da Escolinha, há cinco anos.

"Me aposentei no final de 2014, sempre tive o sonho de desenvolver de ensinar triatlo para crianças e adolescentes que não podiam pagar para fazer triatlo, já que é um esporte, querendo ou não, elitizado. Estamos crescendo com o passar dos anos, no primeiro ano, a gente tinha 40 alunos. Agora, em 2020, um ano diferente por causa da pandemia, chegamos a 11 núcleos espalhados pelo Brasil. E o Ceará sendo presentado com dois núcleos. A nossa intenção é tirar crianças da rua. É educar através do esporte, esse é meu pensamento".

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Em cada um dos núcleos do Estado, foram disponibilizadas 50 vagas para alunos da rede pública de ensino, entre 8 a 16 anos. Além disso, as aulas trazem três modalidades do esporte: natação, tênis e ciclismo. Todos os participantes do projeto recebem uniformes, bicicletas e capacetes. A orientação das atividades de desporto é feita por profissionais de educação física.

Os dois núcleos são de responsabilidade da Federação de Triathlon do Estado do Ceará (Fetriece). O ex-triatleta revela como nasceu a parceria. "A dona Fátima (presidente da Fetriece) foi pioneira em desenvolver projetos sociais para crianças, através do triatlo. Foi assim que conheci os projetos sociais, sendo padrinho dos organizados pela Fetriece, há mais de 10 anos. Sempre quis trazer o projeto para o Ceará, e esse ano acabou dando certo, com a ajuda dos patrocinadores".

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões possui 11 núcleos no País divididos nos seguintes estados: sete no Paraná, dois em São Paulo e, agora, dois no Ceará.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar