Participamos do

Pan de Pentatlo Moderno valerá vagas para os Pan-Americano 2019

O Brasil estará muito bem representado no Campeonato Pan-Americano de Pentatlo Moderno, que começa nesta quarta-feira (28), em Lima, no Peru. São oito pentatletas ao todo: Danilo Fagundes, Felipe Nascimento, Victor Aguiar, e William Muinhos, no masculino; e Ieda Guimarães, Isabela Abreu, Priscila Oliveira, e Stephany Saraiva, no feminino. Eles são os quatro mais bem [?]
14:15 | Nov. 28, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Brasil estará muito bem representado no Campeonato Pan-Americano de Pentatlo Moderno, que começa nesta quarta-feira (28), em Lima, no Peru. São oito pentatletas ao todo: Danilo Fagundes, Felipe Nascimento, Victor Aguiar, e William Muinhos, no masculino; e Ieda Guimarães, Isabela Abreu, Priscila Oliveira, e Stephany Saraiva, no feminino. Eles são os quatro mais bem colocados nos rankings nacionais feminino e masculino da modalidade.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Até domingo (2), além das 15 medalhas que serão distribuídas no torneio, a delegação brasileira vai competir de olho nas vagas que serão distribuídas para os Jogos Pan-Americanos Lima 2019. Além disso, a competição também servirá de evento-teste do Pentatlo Moderno para o evento do ano que vem na capital peruana.

A disputa nesta quarta começará pela qualificação masculina. ?A temporada de 2018 foi uma temporada de crescimento. Pela primeira vez consegui fazer um ano estável na natação e consegui evoluir minha corrida e minha esgrima. Então, minha expectativa é fazer uma boa prova?, avalia o líder do ranking nacional, William Muinhos.

Desde meados de fevereiro, o carioca mora na França para aperfeiçoar seu treinamento no país europeu. Ao longo da temporada, ele participou de cinco torneios internacionais em quatro continentes até agora Esteve no Egito para a primeira etapa da Copa do Mundo (março), nos Estados Unidos para a segunda (abril), na Hungria para a terceira (maio) e para o Mundial Militar (setembro), e no Japão para o Open da Ásia (junho), por exemplo.

O Pan do Peru será a terceira seletiva do Pentatlo Moderno para os Jogos Pan-Americanos Lima 2019. A primeira aconteceu nos Jogos Sul-Americanos Cochabamba 2018, em maio, na Bolívia, onde garantimos uma vaga. A segunda qualificação foi para os países da América Central e foi realizada nos Jogos da América Central e do Caribe, em julho, na Guatemala.

Como os Estados Unidos e o Canadá não participam dos dois torneios regionais, eles já garantiram uma vaga em cada evento dos Jogos do ano que vem. Peru, como país-sede, já tem reservadas duas vagas (quatro ao todo).

De acordo com o sistema de qualificação, os Jogos Pan-Americanos Lima 2019 terão 64 atletas ao todo (32 homens e 32 mulheres). O torneio terá eventos individuais e o revezamento misto. Pelas regras, cada país poderá ter no máximo três representantes por gênero no torneio.

No Pan desta semana vão estar em jogo duas vagas. A primeira vaga será destinada a cada país pela classificação geral. Se mesmo assim, não for atingido o limite de 32 vagas (somando com as distribuídas nas primeira e segunda qualificações), a terceira vaga será destinada aos países mais bem colocados na mesma relação.

Dentre os oito brasileiros que vão participar do torneio em Lima, seis deles (Danilo, Felipe, Ieda, Victor, Stephany e William) foram revelados no PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém para a descoberta e formação de novos nomes na modalidade. Todos os oito recebem o benefício da Bolsa Atleta, do Ministério do Esporte.

Alguns deles ainda fazem parte do Desporto Militar do Brasil. Isabela é da Comissão de Desportos do Exército (CDE), Victor e Stephany da Comissão de Desportos da Marinha (CDM) e William e Felipe da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA).

Gazeta Esportiva

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente