Participamos do

Hamilton vence em Abu Dhabi e fecha temporada com chave de ouro

Na manhã deste domingo, o Grande Prêmio de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, marcou o encerramento da temporada 2018 da Fórmula 1. Lewis Hamilton, da Mercedes, que já havia conquistado o título de forma antecipada, venceu mais uma vez, fechando o ano em grande estilo. Sebastian Vettel, da Ferrari, e Max Verstappen, da Red [?]
12:30 | Nov. 25, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Na manhã deste domingo, o Grande Prêmio de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, marcou o encerramento da temporada 2018 da Fórmula 1. Lewis Hamilton, da Mercedes, que já havia conquistado o título de forma antecipada, venceu mais uma vez, fechando o ano em grande estilo. Sebastian Vettel, da Ferrari, e Max Verstappen, da Red Bull, completaram o pódio.

Pole-position pela 83° vez na carreira, Hamilton largou bem, e manteve a primeira colocação, seguido por Bottas, Vettel e Raikkonen. Verstappen, por sua vez, começou mal, e perdeu quatro posições de cara, caindo para a décima colocação. Logo após a largada, Hulkenberg tocou em Grosjean e capotou, então a prova teve de ser interrompida para atendimento ao piloto e entrada de safety car na pista.

Após a retomada da prova, Max Verstappen, que largou em sexto, começou a apresentar problemas de potência no motor. Mesmo assim, não aliviava para Ocon, seu desafeto, com quem disputava de forma agressiva a nona posição. Na oitava volta, a Ferrari de Kimi Raikkonen parou na pista, e assim o Homem de Gelo encerrou de forma melancólica a sua última corrida pela escuderia italiana. Com isso, houve safety car virtual, e Hamilton aproveitou para parar nos boxes e colocar supermacios.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O britânico voltou da parada em quinto lugar, e quem assumiu a liderança foi o seu companheiro de Mercedes, Valtteri Bottas. Vettel aparecia em segundo, seguido por Ricciardo, em terceiro, e Verstappen, em franca ascensão, ocupando o quarto lugar. A partir da 16° volta, os pilotos que ocupavam as primeiras posições começaram a parar nos boxes, optando pelos pneus supermacios.

Na 24° volta, a chuva apareceu de forma branda, mas com o tempo, foi tomando um pouco mais de corpo. Uma volta depois, Ericsson começou a ter problemas com a sua Sauber e deu sinais de que poderia abandonar a prova. Em sua despedida, Alonso ocupava o novo lugar e tentava se manter na zona de pontuação, mas tinha muita dificuldades por conta de seu motor. Após a parada nos boxes, o espanhol voltou em último.

Com a parada de Bottas, Ricciardo ficou na liderança por um bom tempo, mas, na 33° volta, quando o australiano parou para colocar supermacios, Lewis Hamilton voltou ao primeiro lugar. Sebastian Vettel, da Ferrari, e Bottas, da Mercedes, completavam o top 3.

O companheiro de equipe do pentacampeão mundial começou a apresentar problemas nos pneus e caiu de posição. Assim, foi obrigado a parar nos boxes novamente, enquanto Vettel, mais rápido que Verstappen, seguia perseguindo Hamilton. O britânico, por sua vez, não facilitava, e faltando dez voltas para o fim, tinha 4s6 de vantagem na liderança.

Logo em seguida, Ocon teve problemas no motor, e teve de abandonar a corrida. Não demorou muito e Gasly, da Toro Rosso, também entrou na lista de abandonos, após seu carro soltar muita fumaça. Com isso, Fernando Alonso ganhou a 11° posição.

Na reta final, Sebastian Vettel seguiu pressionando, mas o máximo que conseguiu foi abaixar a diferença para 4s4, e ninguém mais conseguiu parar Lewis Hamilton, que fechou com chave de ouro a temporada de 2018, com a 73° vitória de sua carreira.

Gazeta Esportiva

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente