Participamos do

Delegação com 230 alunos-atletas do Ceará participa de campeonato nacional

A competição é a porta de entrada para jovens atletas que desejam participar de jogos mundiais ou almejam integrar grupos esportivos renomados
22:00 | Nov. 14, 2018
Autor Ítalo Cosme
Foto do autor
Ítalo Cosme Repórter
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1] 
Após quatro etapas locais, 230 alunos-atletas do Ceará disputam a fase nacional do Jogos Escolares da Juventude, em Natal, no Rio Grande do Norte. Com 14 modalidades, a competição é a porta de entrada para jovens atletas que desejam participar de jogos mundiais ou almejam integrar grupos esportivos renomados no País. No total, 5.038 atletas representam 2.153 escolas dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. O evento se iniciou nessa terça-feira, 13, e segue até 25 de novembro. 

A delegação cearense tem 250 integrantes, entre atletas, técnicos, chefes, oficiais, fisioterapeutas e jornalistas. Desses, 110 são estudantes de escolas públicas, e 120 de privadas, com idade entre 12 e 17 anos. Os competidores disputam nas modalidades de basquete, futsal, handebol, vôlei, atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação, tênis de mesa, vôlei de praia (apenas na categoria 15 a 17 anos), xadrez e wrestling.

Para chegar até a etapa nacional, os 230 alunos enfrentaram quatro fases dentro do Estado, com outros 18 mil estudantes cearenses. Caso vençam, os representantes cearenses serão premiados com medalhas e troféus. Além disso, a competição proporciona a conquista do Bolsa Atleta, programa de incentivo do Governo Federal para ajudar competidores do País. 
[QUOTE1]
Para Ernani Jacó, responsável pelo coordenação dos Jogos Escolares do Ceará, essa é oportunidade de ir além. Durante a competição, "olheiros" de confederações de todas as modalidades observam o desempenho dos alunos. Aqueles que se destacam recebem convocação para integrar times, até mesmo a seleção, segundo o responsável Ernani. Confederação Brasileira Desporto Escolar. 

 
Ernani se orgulha por acompanhar tantos sonhos. "Muitos deles saem daqui para jogos mundiais. É realmente a oportunidade de virar um atleta profissional. É aqui eles têm o acompanhamento, tentamos atender nossos atletas da melhor maneira possível, eles vivem essa competição da melhor forma", destaca.

Aluno-atleta

Competidora da modalidade de Ginástica Rítmica, Lara Tavares, 14, é aluna do Colégio Farias Brito e disputa os jogos desde os 12 anos, idade mínima de participação na competição. “Cada vez que venho está melhor. Me supero nas competições a cada ano, mesmo não ganhando medalhas muitas vezes. A experiência é ótima. As amizades também”, descreve. 

Lara deve compete em dois aparelhos: maças e bolas. “Vou dar meu melhor, manter o que aprendi no treino e ao longo das competições no ano”, garante a estudante. A representante cearense também espera ser notada pelos olheiros presentes no evento. Segundo ela, o seu maior sonho é integrar a seleção brasileira de ginástica e representar o Pais nas competições. 
 
 
Ceará
 
Até a etapa nacional, os esportistas precisaram enfrentar quatro etapas no Estado. Os jogos escolares começaram em maio, com 18 mil alunos dos 182 municípios cearenses. Os 230 representes na fase nacional tiveram de passar pelas etapas municipal, creds (etapa regional), macroregional e a estudual. No Ceará, a competição é organizada pela Secretaria do Esporte do Estado, que tem responsabilidade sob os representantes na competição nacional.  Toda a competição é realizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB).

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente