Participamos do

Campeão Sul-Americano de Fisiculturismo, cearense busca apoio para chegar nas Olimpíadas

Atleta de 35 anos acumula títulos nacionais e internacionais
13:13 | Set. 21, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]O céu não é o limite. Com 35 anos, Lucivando Almeida, fisiculturista e educador físico formado, sonha em representar o Ceará e o Brasil nas Olímpiadas de 2020, no Japão, com a conquista da medalha. Para isso, o atleta leva uma rotina exaustiva com treinos em três períodos diariamente.

Também conhecido como culturismo, o esporte premia o atleta que melhor molda seu corpo. Juízes avaliam volume, simetria, proporção e definição dos músculos. O curioso é que a modalidade é conhecida pelo intenso uso de esteroides anabolizantes, o que é vetado em eventos como o Pan, que adota o Código Mundial Antidoping.

Lucivando entrou na modalidade aos 30 anos e subiu nos palcos com 32 para competir. A paixão pelo fisiculturismo começou ainda no Jiu-Jitsu, quando após precisar da academia para ganhar fortalecimento muscular, tomou conhecimento. Na estante, são mais de sete títulos, dentre eles os mais importantes “Top1 Arnold Classic Brasil 18” e "Top1 Sul-Americano 18", além dos triunfos no Campeonato Cearense e outras competições pelo Nordeste.

“É um momento único e indescritível. O fisiculturismo proporciona muita coisa minha vida e se tornou uma paixão para mim. Tenho o sonho de representar o Brasil nas olimpíadas, mas antes tenho que me preparar bem, o que requer uma grande demanda de tempo e exaustão”, disse.  

Segundo o desportista, a modalidade não tem o devido reconhecimento no Nordeste e por isso, a dificuldade em ganhar visibilidade e destaque aumenta. “Hoje, quem quer seguir a carreira de Fisiculturista tem que ir para o Sudeste, lá a oportunidade e o retorno é excelente. Aqui no Estado e ampliando para o Nordeste, não é vantajoso. Estou aqui porque minhas raízes estão no Ceará e não é fácil abrir mão disso”, afirma.

Vando, como é conhecido, busca apoio profissional para se aprimorar ainda ainda mais. Segundo ele, hoje, a necessidade fica por conta de uma farmácia manipulada somada ao acompanhamento de um  psicólogo e um endocrinologista para que sua preparação seja mais ideal para as competições. “Infelizmente recebi muitas portas fechadas, mas acredito que isso vai mudar. Continuo trabalhando firme e mostrando com as minhas conquistas que posso ir longe. Hoje tenho alguns parceiros e isso tem me motivado”, finalizou.

O jogos Pan Americano 2019 serão realizados em Lima, no Peru, entre os dias 26 de julho a 11 de agosto A competição servirá como seletiva para as olímpiadas de 2020, que acontece em Tókio, Japão. 
 
Contato para apoio
Lucivando Almeida: (85) 9.9987-6309
Instagram: @lucivandodasilvaalmeida

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente