Participamos do

Médico nega ?privilégio? de Niki Lauda na fila do transplante de pulmão

Tricampeão da Fórmula 1, Niki Lauda segue internado no Hospital Geral de Viena após passar por um transplante de pulmão há três dias. Em meio à sua recuperação, uma polêmica foi gerada. Surgiram questionamentos sobre um possível ?privilégio? do ex-piloto na fila do transplantes devido a sua fama. O cirurgião responsável pelo caso, Walter Klepetko, [?]
12:00 | Ago. 04, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Tricampeão da Fórmula 1, Niki Lauda segue internado no Hospital Geral de Viena após passar por um transplante de pulmão há três dias. Em meio à sua recuperação, uma polêmica foi gerada. Surgiram questionamentos sobre um possível ?privilégio? do ex-piloto na fila do transplantes devido a sua fama.

O cirurgião responsável pelo caso, Walter Klepetko, porém, negou a acusação e explicou que o austríaco inclusive esperou uma semana para poder realizar o procedimento cirúrgico e que o caso havia se tornado de ?de máxima urgência?.

?Se alguém de repente chega à prioridade máxima para o transplante de pulmão, a doação de órgãos é feita com a maior urgência. Não havia outra opção. Sempre incomoda que isso possa ser levado para o fator celebridade. São fatores realmente objetivos. Você precisa superar isso e entender que o senhor Lauda tem o mesmo direito dos outros pacientes?, disse o médico.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Além disso, Klepetko também comentou sobre a recuperação de Lauda, que apesar de sedado e sob respiração mecânica, apresenta prognóstico positivo:? No momento, tudo está acontecendo como planejado. Um paciente jovem pode receber alta após duas ou três semanas, enquanto que, para um paciente mais velho, a convalescença é mais longa. É importante que seja um processo tranquilo e que o paciente seja retirado dessa situação difícil?.

Atual diretor não executivo da Mercedes, Lauda estava de féria em Ibiza, na Espanha, quando contraiu uma forte gripe a acabou sendo internado em Viena. Num primeiro momento, ele recebeu apenas o tratamento convencional, porém seu quadro se agravou e exigiu o transplante de pulmão.

Gazeta Esportiva

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente