Edição 2018 do Rally dos Sertões começa neste sábadoMais Esportes | Esportes O POVO
PUBLICIDADE
Esportes


Edição 2018 do Rally dos Sertões começa neste sábado

Prova percorrerá quatro estados e tem chegada prevista em Fortaleza

18:01 | 17/08/2018
NULL
NULL
[FOTO1]
As atenções dos amantes do mundo off-road se voltam nos próximos dias para a 26ª edição do edição do Rally dos Sertões. O maior rali do País começa neste sábado, em Goiânia, com uma maratona de oito dias de competição. O percurso é de mais de 3.600 quilômetros, passando por quatro estados (Goiás, Bahia, Piauí e Ceará). A largada promocional acontece no Autódromo Internacional de Goiânia, a partir das 19h. Já a chegada da prova está marcada para o aterro da Praia de Iracema, em Fortaleza, dia 25 de agosto.

Os competidores irão se dividir em cinco categorias: Carros, Motos, Quadriciclos, UTVs e Regularidade. Entre veteranos e novatos, a prova deste ano terá participantes de todo País. Inclusive de cearenses. Um dos representantes do Estado é Riamburgo Ximenes, que está disputando a prova pela 16ª vez. Para ele, a edição 2018 terá um sabor de recomeço. Ausente nos últimos seis anos, o piloto, que terá a companhia do navegador Flávio França, se prepara para fazer sua estreia no torneio de UTV’s.

Riamburgo diz estar muito empolgado para o seu novo desafio, por todo o investimento feito, visando manter o mais alto nível de competitividade possível. "Este é um veículo que resgata a emoção da velocidade e liberdade que uma moto oferece. Sua suspensão, sua leveza, seu motor e sua desenvoltura na pista são viciantes e por isso o grid deste ano está tão competitivo, mesclando a experiência e talento de campeões consagrados a pilotos que chegam para mostrar que o rally tem uma nova safra incrível de garotos que aceleram conosco de igual pra igual", afirmou o cearense, que já foi campeão do Rally dos Sertões quatro vezes, na categoria carros.

Na divisão dos UVT's um dos destaques e favoritos ao título é Reinaldo Varela, atual campeão do Dakar nos UTV’s. Já entre as motos o nome a ser batido é o paulista Jean Azevedo, que luta pelo 8º título de Rally dos Sertões. Caso consiga o feito, ele se tornará o piloto com mais conquistas entre todos os que já disputaram a prova até hoje. "Com certeza essa é uma das minhas grandes motivações para a edição desse ano. Tenho boas lembranças de provas no Nordeste, porque já venci duas edições do Rally dos Sertões com chegada aqui em Fortaleza. Então, estar de volta nesse novo-velho trajeto e poder conquistar esse título vai ser muito especial pra mim", afirmou Jean, em entrevista ao O POVO, durante sua passagem pela capital cearense, na semana passada.

Após a largada em Goiânia, os competidores do rali seguem para Formosa (GO), passando na sequência pelas cidades de Posse (GO), Luís Eduardo Magalhães (BA), Barra (BA), São Raimundo Nonato (PI), Juazeiro de Norte (CE), até a chegada em Fortaleza. “O Rally dos Sertões é um evento que movimenta cada dia uma cidade. Em todos esses anos já passamos por diversos lugares de Norte a Sul do país e sempre somos bem recebidos. Tenho certeza que tanto os competidores quanto o público vão gostar de fazer parte da história desta edição”, afirma Marcos Moraes, diretor-geral do Rally dos Sertões.

SERVIÇO

Rally dos Sertões 2018


Largada: 18 de agosto, a partir das 19h, no Autódromo Internacional de Goiânia

Chegada: 25 de agosto, a partir das 16h, no aterro da Praia de Iracema, em Fortaleza

Total de percurso: 3.601 km

Categorias: Carros, Motos, Quadriciclos, UTVs e Regularidade

Confira a programação do Rally dos Sertões 2018.

Domingo (19/08)

1ª Etapa

Goiânia (GO) – Formosa (GO)

Deslocamento Inicial – 250 km

Trecho Especial (Cronometrado) – 300 km

Deslocamento Final – 170 km

Total do dia: 690 km

Segunda (20/08)

2ª Etapa

Formosa (GO) – Posse (GO)

Deslocamento Inicial – 29 km

Trecho Especial (Cronometrado) – 307 km

Deslocamento Final – 50 km

Total do dia: 386 km

Terça (21/08)

3ª Etapa

Posse (GO) – Luís Eduardo Magalhães (BA)

Deslocamento Inicial – 24 km

Trecho Especial (Cronometrado) – 255 km

Deslocamento Final – 71 km

Total do dia: 350 km

Quarta (22/08)

4ª Etapa

Luís Eduardo Magalhães (BA) – Barra (BA)

Deslocamento Inicial – 123km

Trecho Especial (Cronometrado) – 355 km

Deslocamento Final – 0

Total do dia: 478 km

Quinta (23/08)

5ª Etapa

Barra (BA) – São Raimundo Nonato (PI)

Deslocamento Inicial – 0km

Trecho Especial (Cronometrado) – 400 km

Deslocamento Final – 46km

Total do dia: 446 km

Sexta (24/08)

6ª Etapa

São Raimundo Nonato (PI) – Juazeiro do Norte (CE)

Deslocamento Inicial – 39 km

Trecho Especial (Cronometrado) – 226 km

Deslocamento Final – 338 km

Total do dia: 603 km

Sábado (25/08)

7ª Etapa

Juazeiro do Norte (CE) – Fortaleza (CE)

Deslocamento Inicial – 166 km

Trecho Especial (Cronometrado) – 200 km

Deslocamento Final – 288 km

Total do dia: 654 km

Total geral: 3.607 km, dos quais 57% deles de trecho cronometrado.
TAGS