Participamos do

Confederação Brasileira firma parceria e lança circuito amador de tênis

Em parceria com a Confederação Brasileira de Tênis (CBT), a Federação Francesa de Tênis (FFT) lançou neste sábado, em Paris, o Roland-Garros Amateur Series. Será a primeira vez que a CBT terá um circuito de tênis amador que reunirá adolescentes e adultos na mesma competição. Para o presidente da FFT, Bernard Giudicelli, o projeto representa [?]
23:30 | Jun. 04, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Em parceria com a Confederação Brasileira de Tênis (CBT), a Federação Francesa de Tênis (FFT) lançou neste sábado, em Paris, o Roland-Garros Amateur Series. Será a primeira vez que a CBT terá um circuito de tênis amador que reunirá adolescentes e adultos na mesma competição. Para o presidente da FFT, Bernard Giudicelli, o projeto representa um incentivo ao tênis e um fortalecimento ao esporte brasileiro do nível amador ao profissional.

?Esse projeto é uma raiz do tênis brasileiro no cotidiano. O tênis amador constitui a principal riqueza de uma federação, é uma forma de dar força da base até o alto nível. O que une o circuito é o sonho. O sonho de um dia ter uma criança de seu clube ou simplesmente o seu filho jogando em Roland Garros?, destaca.

O Amateur Series é destinado a jogadores amadores, homens e mulheres, entre 13 e 80 anos, e contará com um sistema de pontos para o ranking nacional de classes. O objetivo é reunir jogadores de diferentes clubes, idades e níveis de jogo na mesma competição. Esse engajamento das duas entidades solidifica a atuação da CBT no cenário internacional. Para o presidente Rafael Westrupp, a nova parceria ratifica o planejamento que vem sendo colocado em prática no desenvolvimento do tênis brasileiro. ?Esse projeto representa a ratificação da credibilidade que a Confederação vem adquirindo no cenário internacional. Ter essa parceria com a Federação Francesa de Tênis ampliada comprova que estamos no caminho certo, tanto no desenvolvimento técnico, como no desenvolvimento administrativo?, enalteceu

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Segundo uma pesquisa da Sports Marketing Surveys, 2,3 milhões de pessoas jogam tênis no Brasil e a maioria destes praticantes está concentrada no amador. Devido à abrangência do esporte em território nacional, Westrupp destacou a importância do trabalho visando aos tenistas amadores. ?99,9% do tênis é amador e a gente tem de se preocupar com a maioria também. Queremos mostrar para esse tenista que a Confederação é organizada e que podemos oferecer para ele um torneio de alto nível. Queremos mostrar o quanto nos preocupamos em oferecer um torneio em um bom clube, com boa estrutura e com o selo de Roland Garros para que esse tenista se sinta num ambiente competitivo e ao mesmo tempo familiar.?

O Roland-Garros Amateur Series by Peugeot terá início entre 23 e 26 de agosto, no Iate Clube de Brasília, no Distrito Federal. A segunda etapa do torneio ocorrerá entre 4 e 7 de outubro em Belo Horizonte, no Minas Tênis Clube, que se tornou o primeiro clube do Brasil a receber o selo Roland Garros. A terceira etapa ocorrerá em Porto Alegre, de 22 a 25 de novembro.

Bernard Giudicelli, presidente da Federação Francesa de Tênis, apontou a evolução da parceria entre os países. ?Nos faltava o elemento principal: a presença nos clubes ao longo de todo o ano. Ter o Minas Tênis Clube como Embaixada de Roland Garros no Brasil é um elemento importante. Vamos poder viver e compartilhar as experiências. As pessoas vão jogar com o espírito de Roland Garros.?

Esse espírito de Roland Garros também é lembrado por Rafael Kuerten, membro do Conselho Consultivo da CBT e irmão de Gustavo Kuerten, o Guga. ?A Federação Francesa está ligada a Roland Garros, que, por sua vez, para nós, brasileiros, tem a história do Guga. Tem esse encanto que podemos também levar para os jogadores e para os jovens. Estou muito convicto de que só vamos colher bons frutos?, afirma.

As finais do Amateur Series serão disputadas no Rio de Janeiro, em março de 2019. A última etapa reunirá os oito melhores das 22 categorias. O campeão geral de cada categoria participará de um sorteio, onde o vencedor ganhará uma viagem a Roland Garros com as despesas totalmente pagas durante uma semana.

 

Gazeta Esportiva

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente