Participamos do

Zé Roberto segue orientação da FIVB e não convoca Tifanny

Na primeira convocação da Seleção Brasileira feminina de vôlei em 2018, o técnico José Roberto Guimarães não chamou a oposta Tifanny Abreu, destaque do Vôlei Bauru e primeira jogadora transgênero a disputar a Superliga. O que determinou a ausência da atleta na lista foi uma orientação da Federação Internacional de Vôlei (FIVB), que ainda não [?]
01:00 | Abr. 14, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Na primeira convocação da Seleção Brasileira feminina de vôlei em 2018, o técnico José Roberto Guimarães não chamou a oposta Tifanny Abreu, destaque do Vôlei Bauru e primeira jogadora transgênero a disputar a Superliga. O que determinou a ausência da atleta na lista foi uma orientação da Federação Internacional de Vôlei (FIVB), que ainda não tomou conclusões após a criação de um grupo de estudo para analisar casos como esse.

?A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) foi informada pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB), em carta enviada a todas as federações nacionais, da criação de um grupo de trabalho para estudar e definir os critérios de elegibilidade dos atletas nas competições internacionais?, disse a Confederação Brasileira de Vôlei, em nota oficial.

?Assim, respeitando a diretriz da FIVB de que se aguarde a conclusão do estudo que definirá as novas regras de elegibilidade, a CBV não chegou a considerar a convocação da oposta Tifanny Abreu. A CBV entende a posição da FIVB para que esta decisão esteja pautada em fundamentos sólidos, que promovam a inclusão sem comprometer o equilíbrio técnico entre as equipes no voleibol?, acrescentou a entidade.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Nesta sexta-feira, José Roberto Guimarães divulgou uma lista com dez jogadoras que farão um período de treinamento no Centro de Desenvolvimento de Voleibol (CDV), em Saquarema, como preparação para a disputa da Liga das Nações.

As convocadas foram as levantadoras Macris e Fabíola, as centrais Thaisa, Carol, Adenízia, Bia e Mara, a ponteira Rosamaria, a líbera Léia e a oposta Tandara. Elas terão que se apresentar na próxima terça-feira.

A Liga das Nações é o primeiro torneio a ser disputado pela Seleção feminina na temporada. A competição vem para substituir o Grand Prix, do qual o Brasil é o maior campeão, com 12 títulos.

As brasileiras disputarão a primeira etapa do torneio em Barueri (SP), entre os dias 15 e 17 de maio. A fase seguinte será realizada em Ancara, na Turquia. O torneio serve como preparação para o Mundial, em outubro, no Japão.

Abaixo, veja o comunicado da FIVB sobre o caso de Tifanny:

?A FIVB entende perfeitamente que a elegibilidade de atletas transgêneros para participar de competições internacionais é um assunto extremamente delicado que requer exame minucioso para garantir o equilíbrio competitivo de todos os atletas. Estamos cientes de que houve investigações buscando esclarecimentos sobre o status futuro dos atletas transgêneros com potencial para integrar seleções nacionais. Portanto, a FIVB estabeleceu um grupo de trabalho encarregado especificamente de pesquisar e consultar o COI, outros órgãos esportivos e os principais especialistas em ética médica. Isso garante que as recomendações finais da FIVB sobre a elegibilidade de atletas para competições da FIVB sejam baseadas em due diligence abrangente, garantam a inclusão e evitem a desigualdade?.

Gazeta Esportiva

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente