Participamos do

Ricciardo vence o GP da China e embola o Mundial de Fórmula 1

Privilegiado com uma estratégia bem-sucedida da Red Bull, Daniel Ricciardo conquistou, na madrugada deste domingo, a sua sexta vitória na carreira, sendo a primeira no Mundial 2018 de Fórmula 1. Com duas paradas para trocas de pneus, o australiano largou do sexto lugar para ultrapassar Mercedes e Ferrari, além de seu companheiro de equipe Max [?]
05:15 | Abr. 15, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Privilegiado com uma estratégia bem-sucedida da Red Bull, Daniel Ricciardo conquistou, na madrugada deste domingo, a sua sexta vitória na carreira, sendo a primeira no Mundial 2018 de Fórmula 1. Com duas paradas para trocas de pneus, o australiano largou do sexto lugar para ultrapassar Mercedes e Ferrari, além de seu companheiro de equipe Max Verstappen, para vencer o Grande Prêmio da China, terceira etapa da competição, realizada no Circuito Internacional de Xangai.

O pódio foi completado por Valtteri Bottas e Kimi Raikkonen, sendo seguidos por Lewis Hamilton e Niko Hulkenberg. Pole position, Sebastian Vettel terminou apenas em oitavo. O alemão, que vinha brigando pelas primeiras posições, foi tocado por Verstappen na parte final da prova e acabou sendo o mais prejudicado do pelotão da frente.

O jovem holandês, acostumado a ser protagonista de episódios polêmicos na F1, foi punido com a perda de dez segundos pelo incidente e terminou em sexto, apesar de ter cruzado a linha de chegada em quinto. Já o espanhol Fernando Alonso, que largou em 13º, levou sua McLaren ao sétimo lugar, pontuando em todas as três provas do ano.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Apesar do resultado, Vettel segue na liderança do Mundial, com 54 pontos ganhos, já que havia vencido na Austrália e no Bahrein. A próxima etapa da temporada será realizada no dia 29 de abril, no GP do Azerbaijão, no Circuito Urbano de Baku.

A corrida ? Na largada, Sebastian Vettel manteve a ponta sem maiores problemas, já que a briga maior ficou atrás, entre os finlandeses  Raikkonen e Bottas. Nessa disputa, o piloto da Mercedes levou a melhor, assumindo a vice-liderança na primeira curva. Quem também se deu bem foi Verstappen, que ultrapassou Hamilton e Raikkonen.

Na 19ª volta, as Mercedes pararam e trocaram os pneus macios pelos médios. A ideia era que seus pilotos não fossem mais aos boxes até o final da prova. No giro seguinte, foi a vez de Vettel fazer o mesmo. O alemão, no entanto, voltou na terceira posição, atrás de Bottas, que parou antes. Assim, Raikkonen, que ainda não havia trocado de compostos, assumiu a liderança.

Com seus pneus macios desgastados, o finlandês da Ferrari não aguentou a pressão de Bottas, que conseguiu a ultrapassagem na 27ª volta e assumiu a liderança, vendo Vettel de perto pelo retrovisor. Raikkonen, então, finalmente parou para colocar os compostos médios e voltou na sexta colocação.

Com um incidente envolvendo as Toro Rosso de Pierre Gasly e Brendon Hartley, o safety car foi acionado, fazendo Bottas ganhar tempo e algumas voltas a mais na ponta sem ser ameaçado por Vettel. O veículo deixou a pista na 36ª volta, mas as únicas mudanças de posição ocorreram no pelotão intermediário, com Alonso passando Grosjean, por exemplo.

Novamente com pneus macios, as Red Bull passaram a colocar pressão sobre as Mercedes e Ferrari. Ricciardo assumiu a terceira posição após ultrapassar Raikkonen, Verstappen e Hamilton, colando em Vettel. Na 42ª volta, o australiano partiu para o ataque e tomou a vice-liderança do alemão.

Dois giros mais tarde, a corrida ficaria ainda mais difícil para Vettel. Pressionado por Verstappen, o líder do campeonato foi tocado pelo holandês, rodou e caiu para o sétimo lugar. Enquanto isso, Ricciardo, em ritmo forte, ultrapassou Bottas e assumiu a primeira colocação a 11 voltas para o fim.

Vettel ainda seria ultrapassado por Fernando Alonso na penúltima volta, caindo para o oitavo lugar. Já Ricciardo disparou na frente e não teve a liderança ameaçada, conquistando a sua primeira vitória na temporada.

Gazeta Esportiva

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente