Participamos do

Com Zanetti, Brasil estreia na temporada 2018 em competição por equipes

A seleção brasileira masculina de ginástica artística terá seu primeiro desafio em competição por equipes na temporada de 2018. A partir desta sexta-feira, Arthur Zanetti, Francisco Barretto, Lucas Bitencourt, Péricles Silva e Luís Porto representam o país na disputa da DTB Pokal Team Challenge, em Stuttgart, na Alemanha. A etapa qualificatória será realizada na sexta-feira e as [?]
17:45 | Mar. 15, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A seleção brasileira masculina de ginástica artística terá seu primeiro desafio em competição por equipes na temporada de 2018. A partir desta sexta-feira, Arthur Zanetti, Francisco Barretto, Lucas Bitencourt, Péricles Silva e Luís Porto representam o país na disputa da DTB Pokal Team Challenge, em Stuttgart, na Alemanha.

A etapa qualificatória será realizada na sexta-feira e as finais no domingo. O Brasil não vai participar da disputa feminina nem das provas de individual geral, que fazem parte do circuito da Copa do Mundo.

?O ano já começa a mostrar a cara de como será o ciclo olímpico. Já começam as classificações para a Olimpíada de Tóquio e essa primeira disputa é uma competição legal, porque é por equipes e na Alemanha, onde sempre é muito bom competir. Numa disputa por equipes, cada um tem de fazer a sua parte e também torcer para o companheiro fazer a parte dele para o Brasil conseguir o melhor resultado. É como num Mundial ? são poucos atletas e só contam aquelas notas. Se um errar entra a nota com queda. Então, neste tipo de competição, existe uma pressão gostosa para todos?, avaliou Zanetti.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O campeão olímpico competirá no solo, no salto e nas argolas. Quatro ginastas de cada país se apresentam nos aparelhos e as três maiores notas são válidas, enquanto a menor é descartada. As quatro melhores equipes avançam para a final e dois atletas competem em cada aparelho.

Para o técnico e coordenador de seleções da ginástica artística, Marcos Goto, o objetivo é classificar a equipe para a final e tentar repetir o pódio de 2016, quando o Brasil ficou em terceiro lugar. ?É uma das competições preparatórias para o Mundial por ser por equipes, um campeonato forte, bom para esse trabalho de preparação?, pontuou.

A competição por equipes na Alemanha é tida como uma preparação para o Mundial de Doha, que acontece no fim de outubro e é o primeiro evento classificatório para os Jogos Olímpicos de 2020. As três primeiras equipes garantem vaga em Tóquio e mais nove vagas vão ser distribuídas no Mundial de 2019, em Stuttgart. Assim, o objetivo do Brasil é classificar pela segunda vez uma equipe completa para a Olimpíada.

Gazeta Esportiva

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente