Participamos do

Agência Mundial Anti-Doping propõe documento para combater casos como o da Rússia

Após o escândalo de doping da Rússia nas Olimpíadas de Inverno, que deu ao país uma punição que proibiu os atletas a competirem pela bandeira russa, a Agência Mundial Anti-Doping (Wada, sigla em inglês) resolveu propor um documento visando a diminuição de casos como esse. A proposta consta na criação de uma Carta dos Direitos dos [?]
14:45 | Mar. 23, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Após o escândalo de doping da Rússia nas Olimpíadas de Inverno, que deu ao país uma punição que proibiu os atletas a competirem pela bandeira russa, a Agência Mundial Anti-Doping (Wada, sigla em inglês) resolveu propor um documento visando a diminuição de casos como esse.

A proposta consta na criação de uma Carta dos Direitos dos Atletas com 16 tópicos, que pode fazer parte do Código Mundial Anti-Doping. No entanto, o Código passa por revisão e a carta só entraria em vigor a partir de 2021. Sua criação ajudaria a proteger os atletas e a combater a prática.

A ex-esquiadora Beckie Scott, membro do Comitê dos Atletas na Wada falou sobre a importância da carta .?Eu acho que o escândalo de doping da Rússia expôs muito mais que o doping no país. Expôs brechas e conflitos em todo o sistema. Atletas perceberam que o status quo não é mais suficiente. Esta é uma maneira de eles terem valor e fazerem parte das conversas que decidem o que mais importante para eles?, disse a canadense.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Existe também a intenção de garantir um sistema de testes anti-doping iguais em todo o mundo, além de se indicar um atleta para ficar de assistente extra na Wada.

Os 16 tópicos

Esporte limpo e justo

Igualdade de oportunidade

Programas de testes igualitários e justos

Proteção da saúde

Esporte livre de corrupção

Direito à justiça

Direito à prestação de contas

Acesso à informação

Liberdade de expressão

Assistência a denunciantes

Direito à educação

Direito à participação

Direito à proteção de dados

Respeito mútuo de direitos

Direito a um tratamento efetivo

Gazeta Esportiva

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente