Participamos do

Indy muda sistema de pontuação das 500 Milhas de Indianápolis

Na última terça-feira, a Indy anunciou algumas mudanças de regulamento para a temporada 2018. A maior delas é em relação ao sistema de pontuação do treino classificatório para as 500 Milhas de Indianápolis. Anteriormente todos os 33 pilotos classificados ganhavam pontos, a partir de agora apenas os nove mais rápidos pontuarão. O pole position receberá nove pontos [?]
15:30 | Jan. 25, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Na última terça-feira, a Indy anunciou algumas mudanças de regulamento para a temporada 2018. A maior delas é em relação ao sistema de pontuação do treino classificatório para as 500 Milhas de Indianápolis. Anteriormente todos os 33 pilotos classificados ganhavam pontos, a partir de agora apenas os nove mais rápidos pontuarão.

O pole position receberá nove pontos e a pontuação cai caindo de forma inversamente proporcional até que o nono colocado receba um ponto. Até 2017, o pole-position recebia recebia 42 pontos e o segundo colocado anotava 40. A pontuação ia reduzindo de dois em dois até o 10º colocado, que recebia 24 pontos. O 11º recebia 23 pontos e, dali em diante, caía de um em um ponto até o 33º colocado no grid.

A ordem do treino classificatório para a Indy 500 também sofreu alterações e será feito em sorteio, enquanto os treinos em outros ovais terão ordem inversa àquela que os pilotos ocupam na classificação do campeonato. Ou seja, alguém que não tenha pontos irá começar a classificação antes do resto do pelotão. Se mais de um carro não tiver pontos, um sorteio será feito para determinar a ordem deles.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A pontuação dobrada continua valendo em Indianápolis e Sonoma, no encerramento do campeonato. Além disso, a Indy aumentou a quantidade de jogos de pneus disponíveis em cinco eventos: os fins de semana em Phoenix, Detroit, Texas, Toronto e Iowa. Outra mudança relacionada é que pilotos fora do top-10 na classificação do campeonato não terão mais um jogo extra de pneus disponível para eles no primeiro treino livre dos fins de semana de corrida.

Gazeta Esportiva

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente