PUBLICIDADE
Esportes

F1 irá estabelecer peso mínimo de 80 kg para pilotos a partir de 2019

A Fórmula 1 decidiu adotar um novo limite mínimo de 80kg para os pilotos da a partir da temporada 2019. As informações são do site F1 Fanatic e o objetivo seria aumentar a competitividade na categoria. O tema foi discutido na reunião do Grupo de Estratégia da F1, realizada nesta quinta-feira em Londres, mas como não conseguiu apoio unânime, [?]

16:15 | 19/01/2018

A Fórmula 1 decidiu adotar um novo limite mínimo de 80kg para os pilotos da a partir da temporada 2019. As informações são do site F1 Fanatic e o objetivo seria aumentar a competitividade na categoria. O tema foi discutido na reunião do Grupo de Estratégia da F1, realizada nesta quinta-feira em Londres, mas como não conseguiu apoio unânime, a regra não poderá valer para este ano.

Os pilotos que pesarem menos do que o estabelecido serão obrigados a levar um lastro, ou seja, um peso extra, para alcançar o valor. De acordo com a publicação, a nova regra foi considerada necessária pelo Grupo de Estratégias da F1 porque os pilotos mais altas estavam em desvantagem, especialmente após a introdução do Halo (dispositivo de segurança) nos carros.

Assim, a maioria dos pilotos do grid terão que correr com lastro. O atual campeão, Lewis Hamilton, pesa cerca de 70kg. Seu rival da Ferrari, Sebastian Vettel, pesa ainda menos, 62kg, e terá que ter um peso extra de quase 20kg. O piloto mais pesado do grid é Marcus Ericsson, da Sauber, com cerca de 86kg.

Para 2017, o peso mínimo dos carros havia subido de 702 kg para 728 kg. Para 2018, acrescentou-se mais 6 quilos, indo a 734 kg. O peso do piloto não fazia parte do peso mínimo do carro até 1995, quando a medida aumentou o peso do carro em 80 kg, para incluir o piloto.

Gazeta Esportiva

TAGS