Participamos do

Prêmio Paralímpicos 2017 homenageia melhores atletas do ano

Em evento realizado na Sala São Paulo na noite da última segunda-feira, os melhores atletas do ano de 2017 foram homenageados na sétima edição do Prêmio Paralímpicos. As honrarias tiveram como destaque a vitória do nadador Daniel Dias na categoria masculino, da judoca Alana Maldonado no feminino e de André Rocha, do atletismo, como ?Atleta da [?]
18:00 | Dez. 05, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Em evento realizado na Sala São Paulo na noite da última segunda-feira, os melhores atletas do ano de 2017 foram homenageados na sétima edição do Prêmio Paralímpicos. As honrarias tiveram como destaque a vitória do nadador Daniel Dias na categoria masculino, da judoca Alana Maldonado no feminino e de André Rocha, do atletismo, como ?Atleta da Galera?.

Maior medalhista da história das Paralimpíadas, o nadador Daniel Dias venceu o prêmio de melhor atleta paralímpico masculino da temporada pela terceira vez. O atleta, que está na disputa do Mundial de natação, na cidade do México, agradeceu ao público em vídeo enviado.

?Fico muito contente de receber mais uma vez esta premiação. É gratificante saber que tenho o carinho e a torcida das pessoas. Não pude estar presente porque estou representando o Brasil aqui no México, mas agradeço de coração a premiação?, declarou o nadador, que já havia vencido o prêmio em 2011 e 2013.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Já entre as mulheres, houve novidade, com uma judoca vencendo pela primeira vez o prêmio. Ouro na Copa do Mundo de Tashkent, no Uzbequistão, prata no Grand Prix Internacional, em São Paulo, e ouro no Campeonato Brasileiro, Alana Maldonado mostrou emoção.

?Estou emocionada com esta premiação. Queria agradecer à minha equipe técnica, meus colegas de treino e à minha família que me dá suporte diariamente. Muito obrigado a todos?, disse Alana, que disputa o judô para cegos desde 2014.

A premiação ainda contou com uma eleição com voto público. Campeão mundial do lançamento de disco F52 neste ano, em Londres, André Rocha foi o vencedor com 60,31% dos votos em pleito realizado no site do Prêmio Paralímpicos. Ele superou a velocista Verônica Hipólito, com 22,34%, e Brendow Christian (17,35%), cuja especialidade são as provas de campo do atletismo.

?Fiquei surpreso, porque em meio a um número imenso de atletas eu consegui passar para a segunda fase. Não esperava, tampouco chegar até aqui. A minha cidade, Taubaté, abraçou muito essa causa e este Prêmio. Gostamos muito de esporte e foi uma corrente positiva incrível?, disse André Rocha, que era policial militar e, em uma perseguição no fim de 2005, caiu de um muro e sofreu uma severa lesão na coluna que lhe tirou os movimentos dos membros inferiores.

Além destes três categorias, foram premiados os destaques de cada uma das 22 modalidades que compõem o programa dos Jogos Paralímpicos de Verão, além do melhor atleta paralímpico de 2007 no futebol de 7, vela adaptada e em esportes na neve.

Confira os premiados por modalidade:

Atletismo ? Petrúcio Ferreira

Basquete em CR ? Gelson da Silva

Bocha ? Evelyn Oliveira

Canoagem ? Caio Ribeiro

Ciclismo ? Lauro Chaman

Esgrima em CR ? Jovane Guissone

Esportes na neve ? Aline Rocha

Futebol de 5 ? Ricardinho Alves

Futebol de 7 ? Jan Francisco

Goalball ? Josemarcio Sousa

Halterofilismo ? Bruno Carra

Hipismo ? Sérgio Oliva

Judô ? Alana Maldonado

Natação ? Daniel Dias

Parabadminton ? Vitor Tavares

Parataekwondo ? Débora Menezes

Remo ? Jairo Klug

Rugby em CR ? Julio Cézar Braz

Tênis de mesa ? Danielle Rauen

Tênis em CR ? Ymanitu Silva

Tiro com arco ? Francisco Cordeiro

Tiro esportivo ? Geraldo Von Rosenthal

Triatlo ? Carlos Viana

Vela adaptada ? Ana Paula Marques

Vôlei sentado ? Fred Dória

Gazeta Esportiva

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente