Participamos do

Histórico de rebaixados põe Tricolor a duas vitórias de seguir na Série A

Se depender do histórico de pontos das equipes rebaixadas nas últimas edições do Campeonato Brasileiro, o São Paulo está muito próximo de assegurar sua permanência mais uma vez na elite do futebol nacional. Com 40 pontos na tabela, a equipe do técnico Dorival Jr crê que será preciso de 47 tentos para continuar na Série [?]
08:15 | Out. 31, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Se depender do histórico de pontos das equipes rebaixadas nas últimas edições do Campeonato Brasileiro, o São Paulo está muito próximo de assegurar sua permanência mais uma vez na elite do futebol nacional. Com 40 pontos na tabela, a equipe do técnico Dorival Jr crê que será preciso de 47 tentos para continuar na Série A, porém, o Tricolor pode seguir na primeira divisão mesmo somando menos do que a quantidade considerada necessária.

Desde que o Brasileirão passou a contar com 20 clubes, na edição de 2006, em que, inclusive, o São Paulo se sagrou campeão, o máximo que o 17º colocado, primeiro integrante do Z4, somou no campeonato foi 45 pontos, em 2009, quando o Coritiba ainda teve de lidar com a fatídica selvageria protagonizada por seus torcedores no Couto Pereira.

Desta maneira, o São Paulo estaria a duas vitórias para se livrar da queda para a Série B. Atualmente na décima colocação, a equipe do técnico Dorival Jr está a sete pontos da zona de classificação para a Libertadores, entretanto, o discurso adotado por todo o elenco ainda é de atenção total para evitar um novo flerte com a zona de rebaixamento.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Depois de embalar duas vitórias seguidas, o que não acontecia desde maio, quando o time venceu o Avaí e o Palmeiras, o São Paulo agora vive um clima muito mais agradável. Com apenas 4% de chances de rebaixamento, segundo o matemático Tristão Garcia, o time, enfim, vem colocando as ideias de Dorival Jr em prática, uma vez que os principais nomes do elenco, como o peruano Cueva, reencontraram seu bom futebol.

No próximo sábado o São Paulo visita o Atlético-GO, lanterna do Campeonato Brasileiro, às 17h (de Brasília), no Serra Dourada. Para confirmar a nova fase, os jogadores projetam voltar para casa com mais uma vitória e, quem sabe, poder comprar o discurso da torcida, que, apesar dos percalços ao longo deste ano, já começa a sonhar com uma ainda pouco provável vaga na Libertadores do ano que vem.

Confira quantos pontos o ?melhor rebaixado? somou desde a edição de 2006, a primeira com 20 clubes:

2006: Ponte Preta ? 39 pontos

2007: Corinthians ? 44 pontos

2008: Figueirense ? 44 pontos

2009: Coritiba ? 45 pontos

2010: Vitória ? 42 pontos

2011: ? Atlético-PR ? 41 pontos

2012: Sport ? 41 pontos

2013: Portuguesa ? 44 pontos

2014: Vitória ? 38 pontos

2015: Avaí ? 42 pontos

2016: Internacional ? 43 pontos

Gazeta Esportiva

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente