Participamos do

Lava Jato investiga Rio 2016 e faz buscas na casa de Nuzman

A Polícia Federal, junto com o Ministério Público Federal e a Receita Federal do Brasil, deflagrou nesta terça-feira a força-tarefa ?Unfair Play?, que faz parte da Lava Jato, para desvendar um suposto esquema criminoso envolvendo o pagamento de propina para que o Rio de Janeiro fosse escolhido como cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016. A [?]
11:45 | Set. 05, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Polícia Federal, junto com o Ministério Público Federal e a Receita Federal do Brasil, deflagrou nesta terça-feira a força-tarefa ?Unfair Play?, que faz parte da Lava Jato, para desvendar um suposto esquema criminoso envolvendo o pagamento de propina para que o Rio de Janeiro fosse escolhido como cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016. A polícia iniciou as investigações na casa do ex-atleta e atual presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman.

No início desta manhã, a PF foi até a casa do ex-jogador de vôlei para cumprir mandado de busca e intimar Nuzman para prestar depoimento. O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) também é alvo da Operação. O jornal francês Le Monde Já havia anunciado no início do ano que houve o pagamento de propina a alguns dirigentes do Comitê Olímpico Internacional (COI).

O advogado Sergio Mazzillo, responsável pela defesa de Nuzman, afirmou que o presidente do COB vai depor, sem condição coercitiva, por conta própria e isentou o dirigente de culpa. ?Não existem fortes indícios de nada, ele afirma que não atuou de maneira nenhuma irregular, nada foi feito de errado durante a campanha. Ele não está abatido, está tranquilo e sereno?, disse.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A operação desta terça conta com 70 policiais federais cumprindo dois mandados de prisão e 11 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 7ª Vara Federal Criminal, na capital do Rio de Janeiro, em Nova Iguaçu e em Paris.

?Os fatos apurados indicam a possibilidade de participação do dono das empresas terceirizadas em suposto esquema de corrupção internacional para a compra de votos para que a capital fluminense fosse escolhida pelo Comitê Olímpico Internacional como sede das Olimpíadas 2016, o que ensejou pedido de cooperação internacional com a França e os Estados Unidos?, diz trecho do comunicado emitido pela PF.

Apesar de a etapa começar a ser deflagrada nesta manhã, as investigações já ocorrem há nove meses e apontam a ?entrega de dinheiro em espécie, como por meio da celebração de contratos de prestação de serviços fictícios e também por meio do pagamento de despesas pessoais?, segundo a Polícia Federal. A relação com os franceses se dá pelas transferências bancárias no exterior para a conta de doleiros.

Os acusados podem ser indiciados por corrupção, lavagem de dinheiro e organização perigosa.

 

 

 

 

 

 

Gazeta Esportiva

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente