Participamos do

COI admite possibilidade de compra de votos na escolha de cidades-sede

Durante reunião do Conselho Executivo do Comitê Olímpico Internacional (COI) em Lima, no Peru, a entidade admitiu que pode ter acontecido pagamento de propina para escolha de cidades-sede dos Jogos Olímpicos. Em comunicado oficial do COI, a Junta Executiva da entidade revelou que podem ter ocorrido pagamentos para Papa Massata Diack, filho de Lamine Diack, [?]
16:30 | Set. 11, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Durante reunião do Conselho Executivo do Comitê Olímpico Internacional (COI) em Lima, no Peru, a entidade admitiu que pode ter acontecido pagamento de propina para escolha de cidades-sede dos Jogos Olímpicos.

Em comunicado oficial do COI, a Junta Executiva da entidade revelou que podem ter ocorrido pagamentos para Papa Massata Diack, filho de Lamine Diack, ex-presidente da Iaaf (Associação Internacional de Federações de Atletismo), em troca de votos para escolha das cidades-sede das Olimpíadas.

A notícia sobre uma possível compra de votos para a escolha do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas de 2016 voltou às manchetes na última semana, após o presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Carlos Arthur Nuzman, ter sido submetido a investigações da força-tarefa ?Unfair Play?, que faz parte da Lava Jato.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ainda na nota oficial do COI, o órgão admitiu que a Comissão de Ética da entidade solicitou a advogados brasileiros que entrassem em contado com autoridade judiciais do País sobre a recente investigação de corrupção a respeito da escolha do Rio como sede dos Jogos de 2016, que aconteceu em 29 de setembro de 2009.

A acusação é refente ao fato de que Papa Diack teria recebido cerca de dois milhões de dólares para a compra de votos, a fim de que o Rio vencesse a eleição do COI. O responsável pelo envio do dinheiro teria sido o empresário brasileiro Arthur Cesar de Menezes Soares Filho, o ?Rei Arthur?, que teria transferido a quantia através da empresa Matlock Capital Group.

Tanto Papa quanto Lamine Diack foram banidos do esporte após estarem envolvidos em escândalos de corrupção e doping relacionados ao atletismo da Rússia. Por fim, o COI declarou que ?a Comissão de ética está acompanhando o assunto. No momento em que evidencias forem provadas, nós agiremos?.

Gazeta Esportiva

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente