Participamos do

Brasileiros param nas oitavas no primeiro dia do Mundial de judô

A manhã desta segunda-feira, primeiro dia de competições do Campeonato Mundial de judô, em Budapeste, não foi feliz para os brasileiros. Estreantes em torneios deste porte, os ligeiros Phelipe Pelim (60kg) e Stefannie Koyama (48kg) começaram com vitórias, mas pararam nas oitavas de final. O terceiro e último representante verde-amarelo do dia, Eric Takabatake (60kg), [?]
12:15 | Ago. 28, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A manhã desta segunda-feira, primeiro dia de competições do Campeonato Mundial de judô, em Budapeste, não foi feliz para os brasileiros. Estreantes em torneios deste porte, os ligeiros Phelipe Pelim (60kg) e Stefannie Koyama (48kg) começaram com vitórias, mas pararam nas oitavas de final. O terceiro e último representante verde-amarelo do dia, Eric Takabatake (60kg), também caiu na mesma fase: ele perdeu para o campeão mundial e vice-campeão olímpico, Yeldos Smetov, do Cazaquistão.

Pelim (60kg), o primeiro a lutar, pontuou com um waza-ari e imobilizou o russo Robert Mshvidobad na primeira rodada. Na fase seguinte, superou bem o dominicano Elmert Ramirez por quatro waza-aris. Nas oitavas, o brasileiro de 27 anos fez duelo equilibrado contra Mukhridhin Tilovov, do Uzbequistão, que terminou empatado nas punições no tempo normal (2 a 2). Por passividade, Pelim foi punido na prorrogação e se despediu do seu primeiro mundial.

Stefannie Koyama (48kg) também estreou com vitória ao aplicar um waza-ari na romena Monica Ungureanu na prorrogação da primeira luta. Já nas oitavas, diante da japonesa Funa Tonaki, sua colega na Universidade Teikyo, no Japão, a brasileira abriu com um waza-ari, mas viu a adversária se recuperar. Antes de empatar o combate, ela imobilizou Koyama, que saiu antes dos 20 segundos da contagem. No tempo extra, um novo waza-ari de Tonaki eliminou a atleta do Brasil.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O terceiro brasileiro no tatame nesta segunda, Eric Takabatake (60kg), teve azar no sorteio e encarou uma ?pedreira? logo na primeira participação. Ele não foi páreo ao atual campeão mundial e medalha de prata nos Jogos do Rio, Yeldos Smetov, apesar da agressividade no tempo normal, que rendeu duas punições ao cazaque. No golde score, Smetov encaixou um contragolpe para anotar o waza-ari que viria a eliminar o brasileiro nas oitavas de final.

Outros três brasileiros entram no tatame nesta terça-feira, dando sequência à competição: lutarão os meio-leves Charles Chibana (66kg), Érika Miranda (52kg) e Sarah Menezes (52kg).

Gazeta Esportiva

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente