Ferrari pertencente a ex-piloto de F1 é encontrada após 28 anos
O automóvel avaliado em £ 350 mil do astro da F1 Gerhard Berger foi roubada em 1995 na Itália. Ferrari foi encontrada em 2024 pela Polícia Metropolitana de Londres![A Ferrari F512M é considerado bastante raro, podendo custar até 350 mil (aproximadamente R$ 2,2 milhões)](https://www.opovo.com.br/_midias/jpg/2024/03/04/750x500/1_ferrari_ex_piloto_reencontrada-25800172.jpg)
Boas notícias para Gerhard Berger. O ex-piloto de F1 recuperou uma Ferrari considerada rara que foi roubada enquanto o austríaco competia no Grande Prêmio de San Marino de 1995, em Ímola, na Itália. A polícia britânica conseguiu rastrear o carro após 28 anos.
O modelo Ferrari F512M foi a última versão do icônico Testarossa da montadora italiana. Cerca de 500 foram produzidos entre 1994 e 1996 — e uma destas versões é exclusivamente a de Gerhard Berger, que foi resgatada.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Clique aqui para seguir o canal de Esportes do O POVO no WhatsApp
Além de Berger, seu companheiro de Ferrari, Jean Alesi, na época também teve seu veículo furtado durante o Grande Prêmio de San Marino. Porém, o carro do piloto francês ainda está desaparecido.
O azar de ter seus carros super raros foi retribuído durante a corrida. No pódio daquele GP, a dupla da Ferrari ocupou o segundo lugar, com Alesi, e a terceira colocação, com Berger. O grande vencedor da corrida foi Damon Hill.
O GP de San Marino de 1995 foi a primeira corrida naquela pista após a morte de Ayrton Senna no mesmo local em 1994.
Ferrari de ex-piloto é encontrada: descoberta após 28 anos
A Polícia Metropolitana de Londres disse ao jornal Daily Mail que os policiais receberam um relatório da montadora em janeiro.
O documento foi entregue depois que uma empresa realizou verificações em um carro de um comprador dos EUA por meio de um corretor do Reino Unido em 2023. Já havia a suspeita de que poderia ser o carro roubado de Berger.
F1: Lewis Hamilton é confirmado como piloto da Ferrari em 2025; SAIBA MAIS
Os policiais, que trabalharam ao lado da Agência Nacional do Crime e da montadora na qual foi encontrado o veículo, descobriram o histórico do carro em quatro dias, antes de rastreá-lo e recuperá-lo rapidamente.
Em 2023, a Unidade de Crime Organizado em Veículos da polícia de Londres recuperou mais de 400 veículos com um valor combinado de £ 31 milhões. Apesar da recuperação do carro do ex-piloto da Ferrari, ninguém foi preso.
Ferrari de ex-piloto é encontrada: descubra quem é o dono do carro
Gerhard Berger, 64 anos, é um ex-piloto austríaco de Fórmula 1. Ele atuou na principal liga automobilista por 13 temporadas, sendo piloto de 5 equipes: ATS, Arrows, Benetton, Ferrari e McLaren.
Sua passagem pela McLaren em 1989 e 1990 o colocou como companheiro de equipe de Ayrton Senna. A partir dessa época, tornaram-se amigos próximos.
Max Verstappen abre temporada da Fórmula 1 com vitória no Bahrein; VEJA
Na mesma pista em que seu grande amigo perdeu a vida e também na qual foi roubado seu carro super raro, Berger teve um dos piores acidentes que quase ocasionou uma tragédia.
![Ayrton Senna e Gerhard Berger, foram companheiros de equipe na McLaren Ayrton Senna e Gerhard Berger, foram companheiros de equipe na McLaren](https://www.opovo.com.br/_midias/jpg/2024/03/05/400x300/1_ayrton_senna_com_gerhard_berger_mclaren_gp_ita__lia_de_fo__rmula_1-25817979.jpg)
Na curva Tamburello — mesma em que Nelson Piquet sofreu o acidente em 1987 e que encerrou a vida de Ayrton Senna seta anos depois —, a Ferrari de Berger bateu de frente no muro de concreto a 260 km/h. A Ferrari se arrastou pelo muro até explodir em chamas.
Gerhard ficou 15 segundos no fogo, protegido exclusivamente pela roupa antichama. Se a equipe de resgate demorasse mais alguns segundos, a roupa seria consumida completamente pelo fogo e Berger teria morrido.
Berger venceu 10 Grandes Prêmios, conseguiu 48 pódios, 12 poles e 21 voltas mais rápidas. Ele se aposentou em 1997.
Ídolo do automobilismo, Ayrton Senna é declarado patrono do esporte brasileiro; ENTENDA